Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Justiça determina que plano cubra cirurgia de câncer por via robótica

Juíza do caso destacou que a relação contratual de prestação de serviços pela seguradora de saúde ao paciente é exatamente para proteger-se em momento futuro de eventual necessidade

ano passado

Em decisão liminar, a juíza de Direito Maria do Rosário Monteiro Pimentel de Souza, da 24ª vara Cível de Recife/PE, determinou que plano de saúde custeie cirurgia de remoção de câncer de paciente por via robótica.

Na ação, o homem de 67 anos alegou que foi diagnosticado com câncer nos testículos em um grau já avançado que demanda a retirada de todo o órgão com urgência.

Alega também que o médico indicou a necessidade de realização do procedimento cirúrgico de prostatovesiculectomia radical + linfadenectomia retroperitoneal + uretroplastia posterior, todos por via robótica, em hospital específico que dispõe dessa tecnologia. Segundo os autos, a indicação médica ocorreu em razão de possíveis efeitos colaterais negativos se realizado por outros meios, no entanto, o plano recusou o custeio do tratamento.

Em análise preliminar do caso, a juíza ressaltou que a relação contratual de prestação de serviços pela seguradora de saúde ao paciente é exatamente para proteger em momento futuro de eventual necessidade.

"É imperativo destacar, ainda, a aplicação do CDC, para regular as relações contratuais firmadas, na medida em que são enquadrados como fornecedores. Ou seja, devem incidir os princípios da boa-fé, da confiança, da hipossuficiência e da vulnerabilidade, não sendo legítimo a seguradora perceber por meses a contribuição e quando surge a necessidade se esquivar da cobertura do tratamento indispensável ao bem-estar do suplicante."

A juíza também destacou que a negativa na autorização de cobertura ao paciente não tem condão de afastar a sua obrigatoriedade em autorizar o tratamento solicitado pelo médico, uma vez que houve a prescrição para a realização do procedimento cirúrgico, como também, o fornecimento dos materiais e equipamentos necessários para o êxito do ato cirúrgico.

"A recomendação para determinado tratamento é de ordem médica e é o profissional que detém o conhecimento técnico sobre os meios empregados a serem utilizados na cura da doença que acomete o paciente."

Desta forma, deferiu o pedido liminar e determinou que o plano autorize a cirurgia de remoção do câncer via robótica conforme solicitação médica, fornecendo todo o material necessário no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária.

O escritório Tenorio da Silva Advocacia atua no caso.

Advogado especializado em liminares para cirurgia robótica

Fonte: Migalhas e Tenorio da Silva Advocacia

Instagram @tenoriodasilva.adv.br

Instagram | WhatsApp | Site

  • Sobre o autorAtuação especializada em Direito da Saúde
  • Publicações96
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-determina-que-plano-cubra-cirurgia-de-cancer-por-via-robotica/1776804287

Informações relacionadas

TSA Tenorio da Silva Advocacia, Advogado
Artigoshá 7 meses

Como obter o Venvanse pelo plano de saúde ou SUS

TSA Tenorio da Silva Advocacia, Advogado
Notíciasano passado

Justiça considera indevida cobrança de aviso prévio de 60 dias para cancelamento de plano de saúde

TSA Tenorio da Silva Advocacia, Advogado
Artigoshá 5 meses

A arbitrariedade no descredenciamento de dependentes do plano de saúde SulAmérica

TSA Tenorio da Silva Advocacia, Advogado
Notíciasano passado

Plano de saúde cobrirá cirurgia de remoção de câncer por via robótica

TSA Tenorio da Silva Advocacia, Advogado
Artigoshá 25 dias

As novas regras para o cancelamento do plano de saúde por inadimplência, segundo a RN 593/2023 da ANS

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)