Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Lei da aposentadoria compulsória aos 75 anos é publicada

Publicado por Wesllay Ribeiro
há 8 anos

Foi publicada em 04 de dezembro de 2015 a Lei Complementar n.º 152, de 03 de dezembro de 2015, que dispõe sobre a aposentadoria compulsória por idade, com proventos proporcionais, nos termos do inciso II do § 1º do art. 40 da Constituição Federal.

O projeto de lei que deu origem a esta lei havia sido vetado pela Presidência da república sob o argumento de que haveria um vício de iniciativa, vez que o projeto partiu do Senado e o entendimento, exarado no veto, foi que a legitimidade para propor o projeto caberia ao Executivo.

Entretanto, o Congresso Nacional entendeu por derrubar o veto da Presidência da República e manter o texto legal que determina a aposentadoria compulsória por idade, com proventos proporcionais, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos agentes públicos aos 75 anos de idade.

Assim, passam a se aposentar compulsoriamente aos 75 anos de idade os:

I - os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundaçõe

II - os membros do Poder Judiciário

III - os membros do Ministério Público

IV - os membros das Defensorias Pública

V - os membros dos Tribunais e dos Conselhos de Contas.

A referida Lei Complementar entrou em vigor na data de publicação.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações4
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações476
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-da-aposentadoria-compulsoria-aos-75-anos-e-publicada/265391675

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)