Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

LGPD Completa 5 anos, o que aconteceu neste período?

Publicado por Damiao Oliveira
há 9 meses

Passou muito rápido é verdade, 5 anos para mim é realmente um momento muito marcante, mas é importante lembrar que a lei só passou amplamente divulgada em 2020 no meio jurídico e no meio tecnológico, quando surgiram os primeiros cursos, certificações e movimentações da lei, que já havia uma previsão legal de entrada em vigor em agosto deste mesmo ano, ou seja de efetivo mesmo, só temos 2 anos.

Em Março de 2020 veio a pandemia, e com ela uma forte corrente de que a entrada em vigor fosse adiada, correntes políticas contrárias e com interesses voltados ao setor privado, só pensavam em esperar a pandemia "passar", mas de forma surpreendente ela entrou em vigor assim mesmo e ainda em momento pandêmico, em 2021 passou a valer as fiscalizações.

Muitos cobram que de fato a ANPD tenha uma postura mais efetiva, de controle, de multas e sanções, mas muita gente não entende, que a ANPD nasceu com 5 pessoas, com servidores emprestados de alguns órgãos federais, e desde 2022 já existia uma previsão legal para a realização de um concurso público para preencher 213 vagas, mas veio a mudança de governo e muita coisa precisou ser reanalisada.

Muitos esquecem também, que não existe outras pessoas lá na ANPD ou no CNPD (pessoas de outros planetas), existem brasileiros igual mim e a você, que dependem de regulações e apreciações com olhar político como todo legislador, sempre querendo colocar um pedaço de si, uma espécie de assinatura.

Lembro a todos, que lá não existe ideologia em que se possa cercear qualquer decisão favorável ao titular de dados, tendo em vista a LGPD ter sido aprovada nas 2 casas por quase unanimidade, agrada a DIREITA, ESQUERDA e CENTRÂO. Querer comparar autoridades europeias com a brasileira e o contingente efetivo para ajudar na fiscalização e regulação é insano, pelos motivos já abordados anteriormente onde ressalto a "PANDEMIA", onde os titulares e controladores, só queriam sobreviver - entre aspas "sobreviver de verdade", e na EUROPA e outros países, não tiveram o mesmo cenário quando a lei entrou em vigor.

Como convencer, como estimular os empresários a investirem na temática...segurança, proteção e privacidade de dados!? Ações efetivas e disseminação de conteúdo onde a prioridade era levar não são as multas e sim o benefícios imposto pela lei, sempre foi e sempre será o maior aliado não só para mudar a visão sobre a temática, obtendo os melhores resultados.

Hoje no braço do ministério da justiça, a ANPD ainda é uma autarquia bem pequena que não tem recursos financeiros para se manter, que não é sequer uma UASG, e para quem não conhece como um órgão público nasce, essa dificuldade vai desde questões básicas de funcionamento de uma portaria, material de consumo, passando por instalações físicas, infraestrutura, atendimento, segurança indo até os profissionais efetivos para analisar denuncias e possíveis sanções.

Chego a conclusão que foram feitos avanços significativos sobre a regulação, ainda tem muita coisa a ser feita, mas a agenda tem sido seguida a risca, conforme cronograma estipulado quando a diretoria foi formada e a agenda divulgada em 2021, 2022, 2023 e 2024, mas esperava um pouco mais da Autoridade, porém é MISTER entender que a burocracia da administração pública brasileira retarda a evolução da LGPD como um todo, pesando inclusive na contratação de mão de obra especializada, ferramentas, especializações de servidores e avanço regulatório.

Por fim, acredito que para os profissionais de privacidade fica a sensação de que a ANPD não está fazendo nada, porém é importante lembrar que no cenário atual, só teremos uma conscientização efetiva se a cada dia fizermos a nossa parte como "titular", efetuarmos denuncias a ANPD, questionarmos controladores ou seja, cumprir o nosso papel como profissional de privacidade, não concordando com o que é errado frente a legislação pertinente, sem medo, sem pena, pois a virada de chave, a exemplo do CDC, só depende de nós.

Damiao Oliveira COO - Somaxi Group | Jornalista DRT 6688/SC | Colunista | TechCompliance | Fecontesc | Despachando.com

  • Sobre o autorEspecialista em Privacidade de Dados
  • Publicações174
  • Seguidores44
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lgpd-completa-5-anos-o-que-aconteceu-neste-periodo/1930820850

Informações relacionadas

STJ: O tempo em que o apenado esteve afastado das suas obrigações no regime aberto, sob atestado médico, pode ser computado como pena efetivamente cumprida.

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 9 meses

Prisão preventiva de blogueira é substituída por proibição de usar internet

Jorge Alexandre Fagundes, Advogado
Notíciashá 9 meses

Negligência em Segurança da Informação Leva à Responsabilização de Empresas por Ataque Hacker

Faculdade Baiana de Direito
Notíciashá 9 meses

Especialista comenta a Reforma Tributária

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)