Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

STJ: O tempo em que o apenado esteve afastado das suas obrigações no regime aberto, sob atestado médico, pode ser computado como pena efetivamente cumprida.

O STJ o no AgRg no HC 703.002-GO, a Quinta Turma decidiu que o tempo em que o apenado ficou afastado das obrigações no regime aberto, por atestado médico, pode ser contado como cumprimento de pena.

DESTAQUE:

"O tempo em que o apenado esteve afastado das suas obrigações no regime aberto, sob atestado médico, pode ser computado como pena efetivamente cumprida".

INFORMAÇÕES DO INTEIRO TEOR

Em período que antecedia a pandemia de coronavírus, entendia-se que o mero decurso de prazo das penas não poderia ser considerado para o seu cumprimento, de forma ficta, nem mesmo sob a apreciação de peculiaridades no caso concreto ( AgRg no REsp 1.934.076/GO, Quinta Turma, Rel. Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, DJe 16/8/2021).

Recentemente, a Terceira Seção desta Corte Superior, ao analisar o Tema 1120, modificou o entendimento para dar primazia aos princípios da dignidade da pessoa humana, da isonomia e da fraternidade, não permitindo negar aos indivíduos que tiveram seus trabalhos ou estudos interrompidos pela superveniência da pandemia de Covid-19 o direito de remitir parte da sua pena, tão somente por estarem privados de liberdade, pois não se observava nenhum discrímen legítimo que autorizasse negar àqueles presos que já trabalhavam ou estudavam o direito de remitir a pena durante as medidas sanitárias restritivas.

Nesses casos, foi fixada a seguinte tese: "Nada obstante a interpretação restritiva que deve ser conferida ao art. 126, § 4º, da Lei de Execução Penal, os princípios da individualização da pena, da dignidade da pessoa humana, da isonomia e da fraternidade, ao lado da teoria da derrotabilidade da norma e da situação excepcionalíssima da pandemia de covid-19, impõem o cômputo do período de restrições sanitárias como de efetivo estudo ou trabalho em favor dos presos que já estavam trabalhando ou estudando e se viram impossibilitados de continuar seus afazeres unicamente em razão do estado pandêmico" ( REsp 1.953.607/SC, Terceira Seção, Rel. Ministro Ribeiro Dantas, DJe de 20/9/2022).

Desse modo, no caso, por analogia ao referido entendimento, o tempo em que o apenado esteve afastado das suas obrigações no regime aberto, sob atestado médico, deve ser computado como pena efetivamente cumprida.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

LEGISLAÇÃO

Lei de Execução Penal, art. 126, § 4º

PRECEDENTES QUALIFICADOS

Tema 1120/STJ

Base Legal: AgRg no HC 703.002-GO; Informativo nº 781 do STJ;

Meu site para mais textos e contato:

https://www.guilhermeperlin.adv.br/

  • Sobre o autorAdvogado Criminal
  • Publicações143
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações93
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-o-tempo-em-que-o-apenado-esteve-afastado-das-suas-obrigacoes-no-regime-aberto-sob-atestado-medico-pode-ser-computado-como-pena-efetivamente-cumprida/1930742755

Informações relacionadas

Joao Gerbasi, Advogado
Notíciashá 9 meses

Período de atestado médico em regime aberto pode contar como pena cumprida

Matheus Vinicius Costa, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Capacidade Civil do Esquizofrênico

Mariane Camargo, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

As mudanças significativas do artigo 53 do Novo Código de Processo Civil

Jurisprudênciahá 13 anos

Tribunal de Justiça do Amapá TJ-AP - RESTAURAÇÃO DE AUTOS: RA XXXXX-54.2010.8.03.0000 AP

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Entenda como funciona a suspensão condicional da pena (sursis)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)