Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Lula é condenado a nove anos e meio de prisão por ter ganhado triplex da OAS

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 7 anos

    O ex-presidente Lula foi condenado nesta quarta-feira (12/7) a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Segundo o juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos operação “lava jato” em primeira instância, o apartamento foi dado a Lula pela OAS como forma de propina por ele ter ajudado a empreiteira num esquema de corrupção em contratos da Petrobras.

    É a primeira condenação contra o ex-presidente, que ainda é réu em outras quatro ações, mas nega quaisquer crimes.

    A mesma sentença absolveu Lula e o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, das acusações de lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial por empresa privada, bancada pela empreiteira. A sentença diz que os fatos descritos não são crime.

    O ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto também foi absolvido. O advogado dele, Fernando Fernandes, disse que a decisão prova que a acusação vem tentando criminalizar condutas atípicas (leia a nota da defesa abaixo).

    Segundo a sentença, Lula era o chefe do esquema de corrupção e o direto responsável por desvios de R$ 87 milhões pela OAS.

    Lula poderá recorrer da condenação em liberdade. "Considerando que a prisão cautelar de um ex-presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação", escreveu Moro, na sentença.

    Por conta da condenação por lavagem, Moro determinou que Lula e Leo Pinheiro fiquem impedidos de exercer cargos ou funções públicas "de qualquer natureza", conforme o artigo , inciso II, da Lei de Lavagem de Dinheiro. Eles também ficam impedidos de ocupar cargos de diretor, membro de conselho ou gerentes de empresas que mexam com corretagem ou transferências internacionais de valores, listadas no artigo da Lei de Lavagem de Dinheiro.

    O Ministério Público Federal afirmou que Lula ajudou a empreiteira OAS a conseguir contratos para refinarias da Petrobras e, em tro...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11010
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações78
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lula-e-condenado-a-nove-anos-e-meio-de-prisao-por-ter-ganhado-triplex-da-oas/477815496

    Informações relacionadas

    Vanda Lopes, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    “Lula é o comandante máximo dos crimes de corrupção na Petrobras”

    Quase 3 mil servidores foram punidos por corrupção no Governo Lula

    Brenda Licia, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Caso de Lula: entenda a condenação

    Ciro Fachim Sgavioli , Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Lula é condenado à prisão

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)