Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Fevereiro de 2024

Maioria das empresas brasileiras paga impostos indevidamente

Publicado por COAD
há 6 anos

Ser um empreendedor de sucesso é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, para isso, é necessário ter cautela e atenção. Segundo dados do IBGE/Impostômetro, 95% das empresas pagam impostos indevidamente

Ser um empreendedor de sucesso é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, para isso, é necessário ter cautela e atenção. Segundo dados do IBGE/Impostômetro, 95% das empresas pagam impostos indevidamente. Isso porque a legislação tributária brasileira é considerada uma das mais complexas do mundo. E é aí que mora o perigo. Segundo João Lanzoni, gerente tributário da Marins Consultoria, o Brasil está em segundo lugar no ranking como um dos lugares que possuem a maior complexidade para cumprir com obrigações contábeis e fiscais, ou seja, manter as contas das empresas em dia.

LEIA MAIS: Simuladores fiscais da COAD auxiliam empresas a não errar no recolhimento dos tributos

E é em decorrência dessa falta de clareza fiscal que muitas empresas acabam enfrentando grandes dificuldades financeiras. "É muito difícil para as empresas cumprirem com as leis tributárias nas três esferas, ou seja, federal, municipal e estadual. São desafios diários para os empresários", esclarece o tributarista. No Brasil, cabe ao empreendedor calcular os tributos e compreender a legislação por conta própria. Lanzoni também explica que o contribuinte também não conta com respaldo do fisco e acaba tendo que calcular e pagar o imposto correndo o risco de erro de interpretação.

Além do perigo de estar pagando indevidamente, é notório que a carga tributária no País, a soma de todos os impostos, contribuições e taxas pagas pelos cidadãos e empresas em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) - está entre as mais altas do mundo. Para o tributarista, cada vez mais é necessário estudo prévio das atividades operadas pela empresa evitando prejuízos. "O objetivo é analisar as operações da empresa e encontrar a melhor interpretação para a ocorrência de impostos, seguindo a legalidade", explica.

FONTE: Jornal do Comércio - RS

  • Publicações40292
  • Seguidores1092
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3486
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maioria-das-empresas-brasileiras-paga-impostos-indevidamente/493759333

Informações relacionadas

Clínica Fiscal, Consultor Jurídico
Artigoshá 6 anos

Recuperação de Créditos Tributários Para Empresas do Simples Nacional

Cristiane Soares Mendes, Advogado
Artigoshá 6 anos

5 vantagens de fazer um bom planejamento tributário

Cristiane Soares Mendes, Advogado
Artigoshá 6 anos

O que é uma revisão fiscal e qual é a importância em uma empresa?

Companhias buscam mais executivos tributaristas

CSV Advogados, Advogado
Notíciashá 2 anos

Aposentado, você pode estar pagando Imposto de Renda indevidamente

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Recuperação de Tributos Fiscais
Os empresários, muitas vezes, pagam impostos indevidos ao fisco. Esse motivo se dá pela falsa noção de que as cobranças fiscais são legalmente devidas pelo contribuinte.
Ocorre que nem sempre é assim, pois, não rara as vezes os impostos são cobrados em duplicidade ou até mesmo sem considerar as isenções ou não incidências tributárias.
Saiba que você pode estar pagando mais impostos do que deveria, sendo assim, tem direito à restituição. continuar lendo