Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024

Mantida nulidade de doação que ultrapassou metade do patrimônio comum de casal

há 7 meses

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão que anulou parcialmente uma doação realizada entre um empresário e seus filhos.

Um empresário que foi casado até 1953, em relação que gerou três filhos, ainda em 1952 iniciou união estável com outra mulher - em 2004, os filhos do empresário e outros sócios formaram duas empresas, onde a maior parte do patrimônio do empresário e de sua segunda esposa eram ações distribuídas entre as duas companhias.

Um dos filhos do primeiro casamento, que estava à frente dos negócios, passou a levar até a sua residência documentos para assinatura, entre eles, um termo de doação de todas as suas ações em favor dos filhos.


O empresário afirmou que não sabia que o termo dizia respeito à doação da integralidade de suas ações, alegando que foi induzido a erro, assinando doação de parte do patrimônio que pertencia a sua segunda mulher, de forma que a transação também dependeria da anuência dela.

Assim, tanto na primeira e segunda instância, entendeu-se que foi nula somente a doação que excedeu o montante de 50% do patrimônio do casal, e do restante, o juiz entendeu que havia ocorrido um adiantamento da herança aos filhos, entendimento esse mantido no STJ.

Via: STJ

---

HENRIQUE PEREIRA ADVOCACIA - "Firmeza, franqueza e confiança: é com isso que trabalhamos aqui."

Facebook: facebook.com/hpereiraadv.com.br | Instagram: @hpereiraadv | Nosso site: hpereiraadv.com.br | E-mails: contato@hpereiraadv.com.br e henriquepereiraadvocacia@gmail.com

  • Sobre o autorAdvogado atuante em direito de família, civil e consumidor.
  • Publicações72
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações58
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-nulidade-de-doacao-que-ultrapassou-metade-do-patrimonio-comum-de-casal/2001501996

Informações relacionadas

Henrique Pereira Advocacia, Advogado
Notíciashá 7 meses

Sabesp indenizará família que deixou imóvel às pressas após vazamento de gás

Marcello Flores, Advogado
Notíciashá 11 meses

Unimed terá que pagar a cirurgia para tratar o câncer de próstata

Marcello Flores, Advogado
Notíciashá 4 meses

Hospital não pode recusar um procedimento devido a objeção de consciência

Marcello Flores, Advogado
Notíciashá 11 meses

Pais afetados por negligência médica serão beneficiados com pensão vitalícia

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 6 meses

Adoção Socioafetiva Póstuma

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)