Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida pensão enquanto tramitar ação de negativa de paternidade

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    A propositura da ação negatória de paternidade não possibilita a suspensão da ação de revisão de alimentos ou do pagamento da pensão até decisão final. O entendimento foi da Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que negou a apelação proposta pelo apelante, condenado a pagar 30% do salário mínimo à apelada depositados em conta bancária da genitora da requerente, ou mediante pagamento com emissão de recibo. Na certidão de nascimento da criança, o nome do apelante figura como pai. A decisão foi unânime composta pelos votos do relator convocado juiz substituto de Segundo Grau, Marcelo Souza Barros, e dos desembargadores Juracy Persiani, revisor, e Guiomar Teodoro Borges, vogal. O apelante justificou em sua defesa que não seria o pai biológico da criança, inexistindo a relação de parentesco exigida pelo Código Civil, em seu artigo 1.694, situação que validaria a suspensão dos pedidos de alimentos. Ressaltou que pretende provar não ser o pai mediante uma ação negatória de paternidade já em tramitação na comarca onde mora. Por isso, pediu a reforma da decisão que lhe determinou o pagamento dos alimentos à menor. Na inicial, a mãe da menor intentou ação de alimentos em desfavor do ora apelante, pleiteando o equivalente a 50% do salário mínimo. Os julgadores suscitaram que a relação de parentesco foi comprovada pela certidão de nascimento da criança, registro realizado de forma espontânea pelo apelante. Destacaram que a ação negatória não exime o apelante do dever de continuar a prestar alimentos, até que a sentença definitiva com trânsito em julgado possa desconstituir a relação de parentesco, caso seja favorável ao apelante. "Assim, deve-se considerar a necessidade presumida da menor de receber alimentos, bem como o fato de que, enquanto não transitar em julgado a ação negatória excluindo a paternidade, as prestações alimentícias são todas devidas", destacou o magistrado.

    Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-pensao-enquanto-tramitar-acao-de-negativa-de-paternidade/1629686

    Informações relacionadas

    Jus Vigilantibus
    Notíciashá 15 anos

    Revista Jus Vigilantibus nº 0637/2009, Ano III - ISSN 1983-4640

    Riane Rodrigues, Juiz de Direito
    Notíciashá 3 anos

    É possível negar a paternidade?

    Chryssie Cavalcante, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Novo Posicionamento do STJ frente a ação Negatória de Paternidade

    Academia Brasileira de Direito
    Notíciashá 15 anos

    TJ/MT - Mantida pensão enquanto tramitar ação de negativa de paternidade

    Jus Vigilantibus
    Notíciashá 15 anos

    Mantida pensão enquanto tramitar ação de negativa de paternidade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)