Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida sentença que extinguiu ação popular sem resolução de mérito

    A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça, por unanimidade, negou provimento à Apelação Cível nº , ajuizado por E. N. F. em face do Município de Campo Grande, N. T. F. e empresas de transporte coletivo da Capital, mantendo a sentença que declarou inapta a ação popular que não especificou qual o ato lesivo causador de dano ao patrimônio público e sem elaborar um pedido especificamente sobre o caso.

    Conforme os autos, E. N. F., inconformado com a sentença que extinguiu o feito sem resolução de mérito, ajuizou o presente recurso alegando que as empresas que prestam o serviço de transporte coletivo no Município estariam inadimplentes junto à Caixa Econômica Federal e o Município não teria procedido a correta licitação. O apelante argumentou que o Município de Campo Grande não possui lei que cuide da política urbana, o denominado Plano Diretor, nos termos do art. 182, § 1º da Constituição.

    Sobre as razões apresentadas pelo autor, o relator do processo , Des. Março André Nogueira Hanson, explanou que a parte deve expor o porquê pretende o reexame da matéria e as razões devem manter relação com a decisão atacada. No entanto, observou, “o recorrente não demonstrou, entretanto, o equívoco da decisão atacada, deixando de contrariar o real motivo do indeferimento da petição inicial da ação, qual seja, a ausência de pedido ou causa de pedir”.

    De acordo com o relator, “o recurso do apelante limitou-se a demonstrar a sua insatisfação com os serviços públicos prestados no transporte urbano desta Capital, sem no entanto, impugnar os fundamentos legais que levaram à extinção do processo sem resolução do mérito”. O desembargador salientou que desde a petição inicial o autor limitou-se a protestar pela aplicação da justiça sem elaborar o pedido em si.

    Conforme esclarece o magistrado, o autor não especifica qual ato reputa ilegal e lesivo ao patrimônio público ou mesmo demonstra a ocorrência dos pressupostos e fundamentos inerentes da ação popular, nos termos do disposto no art. da Lei nº 4.717-65.

    Por esta razão, pela ausência de descrição dos requisitos específicos, falta de pedido correspondente, a 3ª Turma Cível manteve inalterada a sentença de extinção do feito sem julgamento do mérito, por inépcia da petição inicial, com o parecer da Procuradoria-Geral de Justiça.

    • Publicações14505
    • Seguidores737
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações113
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-sentenca-que-extinguiu-acao-popular-sem-resolucao-de-merito/2288883

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)