Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

MB Newsletter - Rio de Janeiro - suspenso o aumento do ITD

https://shoutout.wix.com/so/7M2Twre4

Publicado por Mariana Bravo
há 6 anos

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em caráter de urgência, suspendeu a eficácia da Lei Estadual nº 7.786/2017, que dispõe sobre o aumento do imposto sobre a transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos (ITD).

A OAB/RJ ingressou com ação específica para discutir a inconstitucionalidade da nova lei do ITD, isto é, se a referida lei estadual é compatível com a Constituição Federal.

O desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos concedeu a liminar por considerar que a cobrança do imposto nos novos moldes desrespeita o princípio da noventena.

Em linhas gerais, segundo esse princípio previsto na Constituição Federal, uma nova lei tributária somente pode entrar em vigor após, no mínimo, 90 dias da sua publicação, observada a necessidade de mudança do exercício financeiro. A referida lei foi publicada em 16 de novembro de 2017 e seu art. 5º determina que ela produzirá efeitos a partir de 1º de janeiro de 2018. Segundo a noventena, as modificações tributárias só poderiam entrar em vigor a partir de 16 de fevereiro de 2018.

A medida liminar vale até que Órgão Especial do Tribunal de Justiça analise o pedido principal da ação (decretação da inconstitucionalidade da lei em destaque), o que deve ocorrer após o recesso forense.

  • Sobre o autorDireito das Sucessões, Planejamento Sucessório, Direito das Famílias
  • Publicações24
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações265
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mb-newsletter-rio-de-janeiro-suspenso-o-aumento-do-itd/533820957

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)