Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

MEI pode parcelar dívida com o Fisco em até 120 vezes

Estima-se que cerca de 60% dos MEIs estão inadimplentes e podem aderir ao benefício que é mais atrativo do que para os demais empresários, com adesão a partir dessa segunda-feira (3/7)

há 7 anos

MEI pode parcelar dvida com o Fisco em at 120 vezes

Autoria: Dr. Reginaldo Menezes - Advogado Associado Ernani Moreno Advogados

A Receita Federal criou o primeiro parcelamento de débitos para os Microempreendedores individuais, que poderá ser realizado em até 120 meses.

O MEI que possui impostos atrasados com a Receita Federal poderá aderir ao parcelamento pela internet a partir do dia 3 de julho, e cada prestação não poderá ser inferior a R$50,00. A divisão em 120 parcelas só será permitida para os débitos anteriores ao mês de maio de 2016.

Cabe salientar que o parcelamento não se aplica aos casos de:

I - débitos inscritos em Dívida Ativa da União (DAU);

II - débitos relativos ao ICMS e ao ISS inscritos em dívida ativa do respectivo ente;

III - multas por descumprimento de obrigação acessória; e

IV - débitos relativos à contribuição previdenciária descontada de empregado ou decorrente de sub-rogação, nem àqueles cujos fatos geradores tenham ocorrido antes da opção pelo Simei.

O benefício não exige o pagamento de qualquer entrada, que para os demais empresários pode ser de 10% ou 20%, e também não será necessária qualquer garantia.

É necessário atentar para as regras. Por exemplo, a falta de pagamento de e parcelas, consecutivas ou não, implicam na rescisão do parcelamento.

Também, a partir de 3 de julho, o MEI poderá realizar o parcelamento convencional, porém com prazo máximo de 60 meses e parcela mínima também de R$ 50. Nessa modalidade, poderão ser parcelados todos os débitos até o último período declarado (a partir de maio de 2016).

Débitos que permanecerem em aberto serão inscritos em dívida ativa da União, gerando restrições com fornecedores, impedimento em licitações e séria dificuldade na obtenção de crédito.

Lembrando que o parcelamento é uma das modalidades de suspensão do crédito tributário previstas no Código Tributário Nacional, que garante o direito à Certidão Positiva de Débito com Efeito de Negativa.

Essa é uma chance de o empreendedor individual continuar utilizando dos benefícios previstos para a modalidade, como as garantias previdenciárias de aposentadoria e salário maternidade, entre outros.


Para informações adicionais, entre em contato.

contato@morenoadvocacia.com.br


MEI pode parcelar dvida com o Fisco em at 120 vezes

  • Publicações15
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1783
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mei-pode-parcelar-divida-com-o-fisco-em-ate-120-vezes/474235447

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Dr. Reginaldo, boa tarde,
Muito bom o seu comentário, eu não sei se estou enganado, mais nas entre linhas, parece que o Senhor aborda a possibilidade de proprietários de MEI, usarem desta condição para poderem solicitar aposentadoria, Eu estou enganado ??

Abraços...
Rafael mariano continuar lendo