Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Militar tem inscrição na OAB/AL cancelada por incompatibilidade

há 13 anos

Major da PM/AL prestou declaração falta ao requerer inscrição como advogado; Lei nº 8.906/94 considera a atividade policial incompatível com a advocacia

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) decidiu nesta sexta-feira (09/09) pelo cancelamento da inscrição do major da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) Rutemberg Almeida e Silva nos quadros da entidade. O exercício de atividade policial é incompatível com a advocacia, conforme dispõe o Estatuto da Advocacia em seu inciso VI, do Art. 28, da Lei nº 8.906/94.

Após o recebimento de denúncia, a OAB/AL instaurou um procedimento administrativo no qual foi apurado que o militar prestou declaração falsa omitindo exercer a atividade policial ao requerer a inscrição nos quadros da OAB/AL, no ano de 2007. A pedido da OAB/AL, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luciano Antônio Silva, encaminhou à entidade certidão emitida pela Diretoria de Pessoal, confirmando que o major Rutemberg Almeida é servidor da ativa da PM/AL.

O militar está sendo intimado acerca do cancelamento de sua inscrição e terá que devolver a carteira e o cartão expedidos pela OAB/AL, sob pena de adoção das medidas legais cabíveis. O caso também será comunicado ao Ministério Público Federal para que sejam tomadas as providências quanto crime de falsidade ideológica presvisto no art. 299 do Código Penal Brasileiro (CPB). Ao solicitar sua inscrição originária, o militar declarou estar ciente da possibilidade de sofrer penalidade em caso de declaração falsa.

Cópia do processo também será encaminhada à Policia Militar de Alagoas e o cancelamento será informado à Subsecção de Arapiraca, à Justiça Federal, Justiça Estadual e do Trabalho.

Luiza Barreiros e Marcelo Alves

Assessoria de Comunicação OAB/AL

(82) 2121 3215/9104 7735

ascom@oab-al.org.br

@OABALAGOAS

Fonte: Ascom OAB/AL

  • Publicações4229
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3218
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/militar-tem-inscricao-na-oab-al-cancelada-por-incompatibilidade/2831811

Informações relacionadas

Gabriel Dias, Advogado
Artigoshá 5 anos

Hipóteses de cancelamento e licenciamento da OAB

Geovane Silva, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Permissão legal para Policiais e Militares se inscreverem na OAB e advogarem em Causa Própria

Thiago Fernandes de Carvalho, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Incompatibilidade e Impedimento - Estatuto da OAB

Lacerda Novaes, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

Militar reformado pede inscrição principal no quadro de advogados da OAB com dispensa de exame de ordem. (Artigo 84, Estatuto da OAB.)

Atividade policial é incompatível com advocacia, decide STF

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)