Ministério da Saúde publica atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho.
O Ministério da saúde atualizou recentemente a lista de doenças relacionadas ao trabalho, foram incluídas 165 novas enfermidades e já é considerado um avanço diante da possibilidade de um trabalhador sofrer algum dano em sua saúde física e mental, por causa do trabalho.
Entre as mudanças presentes na lista, está a ampliação dos transtornos mentais como ansiedade, depressão, stress pós traumático (todos decorrentes do stress psicológico vivido no ambiente de trabalho). Foi acrescentando alguns tipos de câncer e a Covid-19, que pode ser uma doença associada ao trabalho caso o vírus tenha sido contraído no emprego.
A relação atual também inclui doenças resultantes da exposição a agentes químicos presentes em diferentes ambientes de trabalho. Sabemos que substâncias tóxicas podem causar inúmeros problemas de saúde e prejudicar o trabalhador pelo resto da vida com doenças que não são mais reversíveis.
Com a adoção de uma nova forma de trabalho como o home office (trabalho remoto), problemas relacionados as articulações, músculos e tendões se tornaram mais comuns devido ao uso prolongado do computador, e é a principal causa de afastamento e de incapacidade em trabalhadores.
A previsão de doenças muscoesqueléticas na lista foi muito importante pois será possível que o trabalhador encontre apoio para o tratamento e possa melhorar mais rápido para voltar ao exercício de suas atividades.
Diante dessas atualizações, fica evidente como as empresas devem adotar medidas preventivas relacionadas a doenças no trabalho. Programas de segurança e saúde no trabalho contribuem para a manutenção da saúde do trabalhador, intensificando os resultados e reduzindo os afastamentos de longo prazo.
Apesar dessa realidade bem conhecida, muitos empregadores ainda não entenderam que a falta de investimentos em medidas preventivas, voltadas para o bem-estar e saúde do trabalhador custam bem mais caro para empresa caso eles adoeçam e tenham que se afastar.
Por consequência, muitos desafios podem surgir para concretizar as mudanças necessárias na promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros. Alguns setores das empresas podem resistir por entender que as novas orientações demandam um alto custo.
Diante desse cenário, é fundamental que o Ministério da Saúde se una com outros órgãos do governo para que seja possível promover a conscientização e o suporte técnico necessário para facilitar essas mudanças.
Portanto, a atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho demonstra o compromisso do governo com a saúde dos trabalhadores no país, bem como auxilia no diagnóstico de doenças e facilita o estudo da relação entre o adoecimento e o trabalho.
Fonte: Site do Governo Federal
Bom, por hoje é isso pessoal.
Espero que tenham gostado.
Jussara Amorim
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