Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Ministério da Saúde publica atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho.

Publicado por Jussara Amorim
há 5 meses

O Ministério da saúde atualizou recentemente a lista de doenças relacionadas ao trabalho, foram incluídas 165 novas enfermidades e já é considerado um avanço diante da possibilidade de um trabalhador sofrer algum dano em sua saúde física e mental, por causa do trabalho.

Entre as mudanças presentes na lista, está a ampliação dos transtornos mentais como ansiedade, depressão, stress pós traumático (todos decorrentes do stress psicológico vivido no ambiente de trabalho). Foi acrescentando alguns tipos de câncer e a Covid-19, que pode ser uma doença associada ao trabalho caso o vírus tenha sido contraído no emprego.

A relação atual também inclui doenças resultantes da exposição a agentes químicos presentes em diferentes ambientes de trabalho. Sabemos que substâncias tóxicas podem causar inúmeros problemas de saúde e prejudicar o trabalhador pelo resto da vida com doenças que não são mais reversíveis.

Com a adoção de uma nova forma de trabalho como o home office (trabalho remoto), problemas relacionados as articulações, músculos e tendões se tornaram mais comuns devido ao uso prolongado do computador, e é a principal causa de afastamento e de incapacidade em trabalhadores.

A previsão de doenças muscoesqueléticas na lista foi muito importante pois será possível que o trabalhador encontre apoio para o tratamento e possa melhorar mais rápido para voltar ao exercício de suas atividades.

Diante dessas atualizações, fica evidente como as empresas devem adotar medidas preventivas relacionadas a doenças no trabalho. Programas de segurança e saúde no trabalho contribuem para a manutenção da saúde do trabalhador, intensificando os resultados e reduzindo os afastamentos de longo prazo.

Apesar dessa realidade bem conhecida, muitos empregadores ainda não entenderam que a falta de investimentos em medidas preventivas, voltadas para o bem-estar e saúde do trabalhador custam bem mais caro para empresa caso eles adoeçam e tenham que se afastar.

Por consequência, muitos desafios podem surgir para concretizar as mudanças necessárias na promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros. Alguns setores das empresas podem resistir por entender que as novas orientações demandam um alto custo.

Diante desse cenário, é fundamental que o Ministério da Saúde se una com outros órgãos do governo para que seja possível promover a conscientização e o suporte técnico necessário para facilitar essas mudanças.

Portanto, a atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho demonstra o compromisso do governo com a saúde dos trabalhadores no país, bem como auxilia no diagnóstico de doenças e facilita o estudo da relação entre o adoecimento e o trabalho.

Fonte: Site do Governo Federal

Bom, por hoje é isso pessoal.

Espero que tenham gostado.

Jussara Amorim

  • Sobre o autorAdvogada especialista em Direito do Trabalho ✨
  • Publicações20
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações51
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-da-saude-publica-atualizacao-da-lista-de-doencas-relacionadas-ao-trabalho/2076440061

Informações relacionadas

Você Sabia Que A Cirurgia Bucomaxilofacial Tem Cobertura Obrigatória Pelo Plano De Saúde?

Camila Nicolai Gomes, Advogado
Notíciashá 5 meses

Direito das mulheres a ter acompanhante nos serviços de saúde: Adequação dos prestadores à Lei nº 14.737/2023

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 5 meses

Divulgação de salários de homens e mulheres não mostrará nomes de colaboradores.

Jussara Amorim, Advogado
Notíciashá 5 meses

Governo suspende portaria e trabalho aos domingos e feriados é permitido.

Jussara Amorim, Advogado
Artigoshá 5 meses

Como sair do emprego com todos os direitos garantidos? A chamada rescisão indireta.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)