Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Motorista é isentada de multas de pedágio municipal em Pindamonhangaba, após Decisão do TJ-SP.

Decisão é um marco importante para quem foi autuado no local.

há 9 meses


Recentemente, uma decisão judicial trouxe alívio para uma motorista que contestou diversas multas do pedágio municipal na estrada do Atanázio, em Pindamonhangaba.

A motorista alegou que a forma de cobrança eletrônica da tarifa era ilegal e que o valor cobrado estava acima do praticado em outro pedágio, o que contrariava a legislação local.

Inicialmente, o Detran, responsável por emitir as multas, alegou ilegitimidade passiva, mas o tribunal rejeitou essa argumentação. No mérito, a decisão reconheceu parcialmente o pedido da autora.

A cobrança da tarifa de pedágio estava respaldada pela Lei Municipal nº 4.794/2008, que autorizava a cobrança eletrônica. A prefeitura havia implementado um sistema eletrônico para cobrar a tarifa, no qual os motoristas deveriam cadastrar seus veículos e efetuar o pagamento posteriormente.

As autuações em questão foram feitas entre janeiro e novembro de 2021, período em que a tarifa cobrada no Pedágio do Atanázio maior que o pedágio federal, desde fevereiro de 2021.

Com base nessa diferença de tarifa, o tribunal considerou as autuações realizadas a partir de 27 de fevereiro de 2021 como nulas, mantendo apenas as autuações anteriores a essa data.

Essa decisão judicial destaca a importância de fiscalizar a atuação da Prefeitura e ressalta que os motoristas têm o direito de contestar multas que considerem indevidas, buscando o auxílio de um advogado especializado, quando necessário.

Se você foi multado no Pedágio da Atanázio, e gostaria de se informar ou tirar dúvidas de como recorrer e ver se essa decisão se aplica ao seu caso, clique aqui para conversar com um especialista.

#Trânsito #Multas #PedágioMunicipal #DecisãoJudicial #ContestaçãoDeMultas

  • Sobre o autorEmpresário e Advogado Especialista em Direito de Trânsito.
  • Publicações119
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações184
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/motorista-e-isentada-de-multas-de-pedagio-municipal-em-pindamonhangaba-apos-decisao-do-tj-sp/1961948012

Informações relacionadas

Elias Georges Kassab Jr, Advogado
Notíciashá 3 anos

Multas por evasão de pedágio na cidade de Pindamonhangaba.

Izabela Fonseca Alencar, Advogado
Artigosano passado

A Importância da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB)

Elias Georges Kassab Jr, Advogado
Artigosano passado

Pedágio de Pindamonhangaba; Se você foi multado de 2020 até 2023, você precisa ler isso.

Petição Inicial - TJSP - Ação Anulatória com Pedido de Tutela de Urgência (Multas de Trânsito - Pedágio Municipal) - Procedimento do Juizado Especial Cível - de FAD Terraplenagem EIRELI

Romulo Telles Figueredo, Advogado
Notíciashá 5 meses

Entenda a multa por evasão de pedágio "free flow" e as defesas cabíveis.

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Allan Fernandes Costa
9 meses atrás

Ótima publicação! continuar lendo

Elias Georges Kassab Jr
9 meses atrás

Obrigado Dr. Fernandes, forte abraço! continuar lendo