Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Não há subordinação entre Turmas Recursais, entende desembargador

    Assim, o magistrado considerou que as turmas não precisam julgar em sintonia

    há 3 anos

    "Somente será cabível a interposição de Reclamação quando o Órgão Reclamado estiver subordinado recursalmente à jurisprudência do Tribunal." Assim entendeu o desembargador Antônio Carlos Arrábida Paes, do RJ, ao não conhecer de reclamação.

    Trata-se de reclamação oposta por um advogado, condenado por litigância de má-fé e ato atentatório à dignidade da Justiça, contra a 4ª turma Recursal dos JECs do RJ, com o objetivo de uniformizar jurisprudência, alegando que ao caso deveria ter sido dada a mesma conclusão a que chegou a 3ª turma Recursal do mesmo tribunal pois, sob sua ótica, as demandas são idênticas.

    A adversa defendeu a tese usada pelo tribunal para embasar a rejeição da reclamação.

    Na análise do caso, o desembargador explicou que o objetivo da reclamação é possibilitar controle do tribunal perante os órgãos que lhe são subordinados recursalmente. Ou seja, ela foi criada para que o tribunal possa cassar decisões que violem sua competência ou autoridade.

    "Diante disso, não é necessário maior esforço intelectual para se concluir que somente será cabível a interposição de Reclamação quando o Órgão Reclamado estiver subordinado recursalmente à jurisprudência do Tribunal."

    Para o magistrado, as turmas Recursais não são consideradas "tribunais" e, portanto, suas decisões não podem desafiar Recursos Especiais.

    "Se não há essa subordinação recursal, não há a obrigatoriedade de julgamento em sintonia com aquela jurisprudência e, por consequência, jamais haverá a hipóteses de 'violação de competência ou Autoridade' (art. 988, I e II, do CPC)."

    Assim, não conheceu da reclamação.

    Atuaram no caso os advogados João Bosco Won Held Gonçalves de Freitas Filho e Ruana Arcas, do escritório João Bosco Filho Advogados.

    Fonte: Migalhas < https://www.migalhas.com.br/quentes/345213/nao-ha-subordinacao-entre-turmas-recursais-entende-desemb... >


    • Sobre o autorAdvocacia Artesanal Moderna Especializada - Alta Qualidade Técnica
    • Publicações21
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-ha-subordinacao-entre-turmas-recursais-entende-desembargador/1295956907

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)