Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Não ter que se mudar após a morte de seu esposo é o mínimo que a viúva merece

Publicado por Tatiane Cancian
há 3 anos

Eu aposto que você não sabia que a (o) viúva (o) tem direito a permanecer morando na casa em que convivia com o falecido, ainda que esta casa pertença somente a ele. Muita gente não sabe disso e só descobre na hora do inventário, causando conflitos familiares.

Este é chamado de direito real de habitação e seu único requisito é a existência de um único imóvel a ser inventariado de natureza residencial, ou seja, só há um imóvel em que a (o) viúva (o) possa permanecer residindo. É um direito vitalício, porém pode ser renunciado pelos cônjuges no pacto antenupcial.

Esse direito existe até mesmo caso o cônjuge sobrevivente não seja herdeiro ou meeiro do imóvel e cessará caso se case novamente ou inicie uma união estável.

Mesmo que haja outros herdeiros do imóvel, não poderá ser cobrado aluguel do cônjuge que permanecer residindo, mas este deve pagar todas as despesas de uso do imóvel.

Por fim, é importante lembrar que caso o imóvel pertença a terceira pessoa além do falecido este direito não existirá.

Me conta aqui nos comentários se você sabia disso. E não esquece de compartilhar com quem você conhece e precisa saber disso.

  • Sobre o autorEmpodero mulheres através do conhecimento jurídico.
  • Publicações29
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações210
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-ter-que-se-mudar-apos-a-morte-de-seu-esposo-e-o-minimo-que-a-viuva-merece/1198086356

Informações relacionadas

Diego Carvalho, Advogado
Notíciashá 6 anos

Uso exclusivo do imóvel obriga inventariante a pagar IPTU e condomínio, decide Terceira Turma

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

tenho um irmao que faleceu ele morava com uma mulher mas nao era casado ele era solteiro ela tinha filhos de outro casamento e ele deichou no nome deleuma casa e um carro e ela tanbem faleceu agora os filhos de quer a eransa continuar lendo