Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Negada indenização por seguro de vida

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    O juiz da 27ª Vara Cível de Belo Horizonte, Luiz Artur Rocha Hilário, julgou improcedente a ação de cobrança movida por M.A.V.S. contra a Sul América Seguros de Vida e Previdência S/A. A autora requereu o pagamento de indenização referente ao seguro de vida de seu falecido marido. O pedido foi rejeitado pois o segurado se suicidou.

    O marido de M.A.V.S. adquiriu apólice de seguros na Sul América Seguros e, três meses após a contratação, baleou a própria cabeça. A defesa da seguradora embasou-se no artigo 798 do Código Civil para se negar a pagar a indenização securitária, alegando que o beneficiário perde o direito de receber o valor estipulado quando o segurado se suicida nos primeiros dois anos de vigência do contrato. A autora da ação entende a recusa como injustificada.

    Foi destacado pelo magistrado o artigo 798 do CC, que estabelece prazo objetivo, fixado em dois anos contados da celebração do contrato, durante o qual, em caso de suicídio, não há cobertura, apenas a devolução da reserva técnica aos herdeiros, ou seja, valores calculados pela seguradora com base nos prêmios pagos pelo segurado. Após esse prazo, qualquer suicídio será coberto.

    O magistrado ainda considerou que o direito à indenização cabe em caso de suicídio involuntário, ou seja, quando o suicídio não é premeditado e é cometido sem discernimento ou sem a devida compreensão do ato praticado. No entanto, o ato planejado, realizado de forma consciente, é considerado suicídio voluntário, não cabendo cobertura securitária nesse caso. O juiz enfatizou também o artigo 768, também do CC, que determina que o segurado perderá o direito à garantia se agravar intencionalmente o risco objeto do contrato.

    O juiz Luiz Artur Rocha Hilário julgou o pedido de M.A.V.S.improcedente e condenou a requerente a pagar as custas processuais e honorários advocatícios e periciais, no valor de R$ 2,8 mil. Cabe recurso.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    Fórum Lafayette

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negada-indenizacao-por-seguro-de-vida/2328520

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)