Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024

Nova expectativa de vida altera tabela do fator previdenciário

Expectativa de vida passou de 76 anos em 2017 para 76,3 anos no ano passado, isso representa um acréscimo de três meses e 4 dias em relação a 2017.

há 5 anos


Nova expectativa de vida altera tabela do fator previdencirio Nova expectativa de vida altera tabela do fator previdencirio

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), haverá uma redução média de 0,64% no benefício do trabalhador que se aposentar por tempo de contribuição a partir de hoje.

Conforme dados do IBGE, a expectativa de vida ao nascer passou de 76 anos em 2017 para 76,3 anos no ano passado. Isso representa um acréscimo de três meses e 4 dias em relação a 2017, segundo os cálculos apresentados pelo instituto.

Esse avanço da expectativa de vida afeta o fator previdenciário, mecanismo utilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na tentativa de adiar a aposentadoria de trabalhadores, punindo quem se aposenta mais cedo.

É importante lembrar, com a reforma da Previdência, o fator previdenciário vale para quem já tinha atingido os requisitos para se aposentar por tempo de contribuição até 12 de novembro. Desde então, a aposentadoria segue o cálculo de 60% da média salarial para quem cumprir a carência de 20 anos, com acréscimo de 2% para cada ano a mais de contribuição.

Segundo Newton Conde, atuário especializado em previdência e consultor da Conde Consultoria Atuarial, o cálculo da fator previdenciário considera a idade ao se aposentar, o tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida (tempo que trabalhador deve viver a mais em relação a idade atual).

Segundo Conde, a expectativa de vida das pessoas de 40 a 80 anos, idade em que se concedem aposentadorias, aumentou, em média, em 49 dias de 2017 para 2018. Isso corresponde, em média, a uma perda de 0,64% no valor do benefício. “Se ele aguardar até fevereiro do ano que vem, recuperaria”, disse Conde.

A maior redução foi para pessoas com 63 anos, de 0,99% comparando o benefício que seria concedido ontem e hoje, quando a tabela é atualizada.

Por Bruno Villas Bôas — Rio - Valorinveste

Instagram: @marcosrogerioadv

  • Publicações10
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações137
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-expectativa-de-vida-altera-tabela-do-fator-previdenciario/786306833

Informações relacionadas

Ian  Varella, Advogado
Notíciashá 6 anos

Acidente de trajeto: quando o empregador pode ou não ser responsabilizado

Suzana Maluf, Advogado
Artigoshá 6 meses

Quanto tenho que pagar de INSS para receber dois salários? Entenda

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX-58.2019.5.04.0662

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)