Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Nulidade da Autuação Ambiental em Área de Servidão Administrativa com Exploração Pastoril

Reconhecida a nulidade das sanções administrativas impostas na atividade agrossilvipastoril em área de preservação permanente

Publicado por Isis de Castro Silva
há 3 anos

A decisao do TJ-MG rejeitou a apelação do Estado de Minas Gerais, para reformar a Sentença que declarou nula a sanção administrativa imposta, pelos autos de infração, sob a alegação de atividades agrossilvipastoril em área de preservação permanente. Como fundamento da decisão o Tribunal reconheceu que a configuração da consolidação da área de preservação permanente, afasta a prática de infração ambiental com o fundamento de danificação da vegetação exótica.


Vale ressaltar que a área é objeto de uma servidão administrativa para transmissão de linhas de energia elétrica.

Segundo Estado de Minas, apesar do local ser objeto de uma servidão administrativa, a área de preservação permanente não pode ser explorada, uma vez que não se trata de área consolidada. Nos mesmos moldes, o Estado alegou insuficiência de provas colacionados nos para identificar que a atividade de pastagem é desenvolvida na área de preservação antes do ano de 2008, anos moldes do Código Florestal.

Contudo, a vistoria realizada no local identificou a exploração agrícola desde 1958; outrossim, verificou que as instalações das torres elétricas foram realizadas em cima de um antigo barracão de leite, comprovando a exploração da área para atividades agrícolas anterior a Lei. Desse modo, o Tribunal declarou a área de pastagem como Consolidada.

Na decisão, o Tribunal declarou a nulidade das sanções administrativas, em harmonia com art. 61-A que se refere é autorizada, a continuidade das atividades agrossilvipastoris em áreas de preservação permanente consolidadas 22.06.2008.

Decisão:

(TJ-MG – AC: 10441130015635003 MG, Relator: Washington Ferreira, Data de Julgamento: 27/04/2020, Publicação: 25/06/2020)

  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações68
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nulidade-da-autuacao-ambiental-em-area-de-servidao-administrativa-com-exploracao-pastoril/1166747775

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX30015635003 MG

Isis de Castro Silva, Advogado
Notíciashá 3 anos

Dano Moral Coletivo Ambiental não é configurado na ausência de repulsa a toda coletividade no entendimento do TJ-MT

Lucas Martins Borges de Alencar, Advogado
Artigosano passado

Usucapião - Aquisição originária da propriedade e seus critérios universais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)