Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Julho de 2024

O que se entende por recurso? - Denise Cristina Mantovani Cera

há 15 anos

Recurso é um meio de impugnação voluntário, previsto em lei, através do qual a parte ou quem esteja legitimado a intervir na causa provoca o reexame das decisões judiciais para, no mesmo processo, reformar, invalidar, esclarecer ou integrar uma decisão judicial pelo próprio magistrado que as proferiu ou por algum órgão de jurisdição superior. É um instrumento processual que tem a finalidade de corrigir um desvio jurídico.

O professor Fredie Didier ( Curso de Direito Processual Civil. Salvador/BA: Editora Juspodivm, vol. II, 4ª ed., 2009, p. 19) nos ensina que recurso é o remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, a invalidação, o esclarecimento ou a integração de decisão judicial que se impugna.


Algumas observações:

a) Remessa necessária não é recurso. A remessa necessária está prevista no artigo 475, CPC, dispositivo que se encontra fora do título do CPC que cuida dos recursos, e sendo o recurso um remédio voluntário, exclui-se do âmbito do conceito de recurso a remessa necessária.

b) Recurso prolonga o estado de litispendência. O recurso não deixa o processo morrer, não instaura processo novo. Assim sendo, as ações autônomas de impugnação, que originam novo processo, estão fora do conceito de recurso. Exemplos: ação rescisória, mandado de segurança contra ato judicial, reclamação constitucional, embargos de terceiro etc.

c) Recurso é a extensão do próprio direito de ação exercido no processo. O direito de recorrer faz parte do direito de ação, assim como do direito de exceção, e o seu exercício manifesta-se no desenvolvimento do direito de acesso aos tribunais.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15363
  • Seguidores875934
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações41600
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-recurso-denise-cristina-mantovani-cera/1880799

Informações relacionadas

Emylle Melo, Advogado
Artigoshá 3 anos

Direito de ação

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Quanto à extensão da matéria, qual a classificação do recurso? - Denise Cristina Mantovani Cera

Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Recurso de apelação: o que é?

Felipe Mota Soares, Bacharel em Direito
Artigoshá 6 anos

Recursos: Tipos e seus efeitos

Laura de Castro S. Mendes, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Recursos à luz do Novo Código de Processo Civil

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Talles Alves
4 anos atrás

Venceu o pad. do meu filho, e não sei como pedir a condicional dele . O nome dele e Emanuel Porto da Silva continuar lendo

Iara Paes
2 anos atrás

Recurso, reexame . continuar lendo

Dirce Alves
2 anos atrás

O meu processo foi transitando em gugado agora fala que cabe sub recurso continuar lendo

Iara Paes
2 anos atrás

Entendi que RECURSO está passando pelo direito de recorrer. Se for aceito, compreendido que de FATO pode ir para ANÁLISE.

Estou torcendo que o meu chegue logo para ANÁLISE. Sentença favorável.

Obrigada

Sucesso
Abraço

Obs o meu é da vara cível. continuar lendo