Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

OAB estuda pedido para negar inscrição de estudante que ameaçou "matar negraiada"

O estudante do décimo semestre do curso de Direito do Mackenzie publicou nas redes sociais um vídeo no qual afirma que irá matar a "negraiada" e "vagabundo com camiseta vermelha". O aluno traja uma camisa do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e termina afirmando: "é capitão"

Publicado por Diego Carvalho
há 6 anos

A seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil recebeu nesta terça-feira (30/10) um pedido para que o estudante da Universidade do Mackenzie que fez ofensas raciais seja impedido de se inscrever na entidade.

O estudante do décimo semestre do curso de Direito do Mackenzie publicou nas redes sociais um vídeo no qual afirma que irá matar a "negraiada" e "vagabundo com camiseta vermelha". O aluno traja uma camisa do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e termina afirmando: "é capitão".

Nesta terça, a universidade afirmou que abriu um processo disciplinar e que, por enquanto, o aluno está suspenso. "Tais opiniões e atitudes são veementemente repudiadas por nossa Instituição", afirma a nota. Além disso, o estudante foi demitido do escritório onde estagiava.

Tendo sido aprovado no Exame de Ordem, o estudante agora enfrenta outra consequência pela manifestação racista. O presidente da OAB-SP Marcos da Costa confirmou que recebeu representação pedindo que ele seja proibido de entrar para a Ordem dos Advogados.

A base do pedido é que o estudante não tem idoneidade moral para ser um membro da OAB. O inciso VI do artigo 8º do estatuto da ordem lista especificamente "idoneidade moral" como requisito necessário para o alguém ser inscrito na Ordem. Ser membro da OAB é obrigatório para a prática da advocacia no país.

Ainda nesta terça-feira, centenas de estudantes do Mackenzie protestaram dentro da universidade contra as falas e cobrando uma posição da entidade.

Leia abaixo a nota do Mackenzie:

A Universidade Presbiteriana Mackenzie tomou conhecimento de vídeos produzidos por um discente, fora do ambiente da Universidade, e divulgados nas redes sociais, onde ele faz discurso incitando a violência, com ameaças, e manifestação racista.

Tais opiniões e atitudes são veementemente repudiadas por nossa Instituição que, de imediato, instaurou processo disciplinar, aplicando preventivamente a suspensão do discente das atividades acadêmicas. Iniciou, paralelamente, sindicância para apuração e aplicação das sanções cabíveis, conforme dispõe o Código de Decoro Acadêmico da Universidade.

Benedito G. Aguiar Neto

Reitor

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica
  • Publicações2625
  • Seguidores377
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações491
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-estuda-pedido-para-negar-inscricao-de-estudante-que-ameacou-matar-negraiada/643876029

Informações relacionadas

Marconne Celestino, Advogado
Artigoshá 3 anos

Fui condenado, e agora? Posso prestar um concurso público?

Galvão & Silva Advocacia, Advogado
Artigosano passado

Advogado Especialista em Casos de Racismo

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ok! Mas então quem de fato matou alguém nunca poderá ser advogado?

E o que dizer de professores e alunos que intimidam e ameaçam estudantes que apoiam Bolsonaro? Como o ocorreu na UNB e ocorre em tantas outras.

É a mesma OAB que fala em recuperar presidiários?

Parece-me mais uma medida midiática. continuar lendo

Concordo com a posição da OAB em todos os sentidos e, não é pelo fato de que ele estava vestido com uma camisa com a foto do Presidente eleito Bolsonaro, o qual tambem foi minha escolha, que venha a defende-lo ou aos seus comentários recistas e disseminadores do ódio.
As pessoas precisam respeitar escolhas, niveis e clases sociais e a posição do outro, em todos os sentidos . Duvido que o Presidente Jair Bolsonaro dê uma só palavra em defesa desse comportamento dese rapaz, que somente trás repulsa a todos nós.
A penalização dentro da Lei e da Ordem. Ele tem que ser responsabilido por seus atos e depoimentos.
Chega de passar a mão na cabeça de quem não presta. A cadeia tambem precisa ser para todos... que pedirem por ela. continuar lendo

Liberdade de expressão foi oque o Mini.Celso de Mello disse : Que a liberdade de expressão não se limita às ideias aceitas pela maioria; a liberdade de manifestação do pensamento, que representa um dos fundamentos em que se apoia a própria noção de Estado democrático de direito e que não pode ser restringida, por isso mesmo, pelo exercício ilegítimo da censura estatal, ainda que praticada em sede jurisdicional” .Segundo Celso de Mello, "o pensamento há de ser livre, permanentemente livre, essencialmente livre”, ao citar a Carta de Princípios denominada Declaração de Chapultepec, assinada no México em 1994, durante a Conferência Hemisférica sobre Liberdade de Expressão. continuar lendo

Me chamaram de Nazista ao defender Bolsonaro que eu deveria ser Fuzilado, essa expressão é comum se ouvir da aposição por tanto não tenho interesse em tirar proveito, meu caráter está muito além disso. continuar lendo