Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Obtenção de novo emprego não exime ex-empregadora da obrigação de indenizar período referente ao aviso prévio

Publicado por COAD
há 10 anos

O aviso prévio é um direito social dos trabalhadores garantido pelo artigo , inciso XXI, da Constituição. Trata-se, nesse sentido, de direito irrenunciável do trabalhador. Com esse entendimento, a Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) condenou a empresa Delta Construções S.A. ao pagamento do aviso prévio indenizado em favor de auxiliar de limpeza que havia sido dispensada abrupta e imotivadamente do emprego. A decisão confirma sentença de primeiro grau que havia deferido o direito ao aviso prévio indenizado mesmo diante da obtenção de novo emprego por parte da ex-empregada.

Para o relator do processo, desembargador Paulo Pimenta, não houve sequer possibilidade de a obreira solicitar a dispensa do cumprimento do aviso prévio e, diante da extinção do contrato de trabalho originalmente pactuado, considerou "irrelevante que a demandante tenha sido contratada pela empresa que passou a prestar os mesmos serviços ao ente tomador". No caso, a empregada foi contratada pela empresa que sucedeu a Delta Construções na prestação dos serviços de varrição e limpeza pública ao município de Anápolis.

Em seu voto, o relator também afastou a aplicação da Súmula 276 do TST, pois embora a obreira tenha obtido nova colocação imediatamente após a rescisão contratual com a reclamada é incontroverso que a rescisão contratual não fora precedida de aviso, "não havendo falar em pedido de dispensa de seu cumprimento por parte da obreira, razão pela qual remanesce o dever de indenizar da antiga empregadora", concluiu o magistrado.

Processo: RO - 0011133-06.2013.18.0051

FONTE: TRT 18ª Região

  • Publicações40292
  • Seguidores1094
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações105
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/obtencao-de-novo-emprego-nao-exime-ex-empregadora-da-obrigacao-de-indenizar-periodo-referente-ao-aviso-previo/120382074

Informações relacionadas

Kizi Marques Iuris Petições, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Embargos de Declaração ao TRT

Lucas Oliveira, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

Embargos de Declaração: Modelo

Thiago  Marinho, Advogado
Modeloshá 4 anos

[MODELO] Ação Revisional de Contrato de empréstimo c/c pedido de Tutela de Urgência (Depósito em juízo).

Modeloshá 6 anos

[MODELO] Embargos de declaração - trabalhista

Paulo Antonio Papini, Advogado
Modeloshá 9 anos

[Modelo] Embargos de Declaração perante o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)