Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ophir destaca inviolabilidade do advogado aos profissionais da CEF

    Brasília O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, fez hoje uma defesa vigorosa da inviolabilidade do advogado inclusive o advogado-empregado, parecerista ou consultor no exercício de sua profissão, por seus atos e manifestações, não podendo nesses casos ser punido. A afirmação foi feita em palestra durante o 1º Encontro Técnico Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal. A inviolabilidade profissional, a imunidade do advogado por seus atos, por sua compreensão a respeito de uma tese jurídica, não pode servir de subsídio para punir esse advogado, independentemente daquela tese jurídica dele ter sido desvirtuada por quem quer que seja, obervou Ophir.

    Citando o artigo 133 da Constituição Federal e os artigos e 18 da Lei 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia e da OAB), que estabelecem essa inviolabilidade, o presidente nacional da OAB salientou que o advogado tem que ser livre, independente e autônomo para poder expressar seu sentimento, sua compreensão a partir daquele que ele entende da lei, ele precisda ter sua expressão respeitada em todos os aspectos.

    No caso específico do advogado empregado, como sustenta o Estatuto (artigo 18), lembrou Ophir, a relação de emprego não retira a isenção técnica enm reduz a independência profissional inerentes à advocacia. Ele ressalvou apenas que, se em sua atuação, o advogado desbordar do razoável, por negligência, imprudência, imperícia ou má-fé, aí ele comete um erro grosseiro que compromete a administração; nesse aspecto, sim, o advogado pode ser punido.

    Após a palestra, Ophir Cavalcante recebeu da Associação dos Advogados da Caixa (Advocef) a medalha do mérito Sônia Lúcia dos Santos Lopes, criada em homenagem a uma de suas fundadoras. Fico extremamente feliz receber essa medalha, que leva o nome de uma advogada que lutava pelos ideais da Caixa e os ideais da advocacia, que fazia da Advocef sua segunda casa; por isso, receber essa homenagem é um orgulho muito grande, disse. Da homenagem participaram também o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ),. Antonio Carlos Ferreira, e o presidente da Advocef, Carlos Castro.

    • Publicações19278
    • Seguidores264456
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ophir-destaca-inviolabilidade-do-advogado-aos-profissionais-da-cef/100243970

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)