Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Órgão Especial reúne-se para mais uma sessão de julgamento nesta quarta

    Nesta quarta-feira (5), às 14 horas, será realizada mais uma sessão ordinária do Órgão Especial e em pauta estão processos, entre mandados de segurança e embargos de declaração.

    Dentre os recursos a serem julgados está o Mandado de Segurança nº 1413108-48.2016.8.12.0000, de relatoria do Des. Sideni Soncini Pimentel, impetrado por A.N.B. e outros contra ato praticado pelo Governador consistente na redução de pagamento de parcela da retribuição financeira.

    Segundo os autos, os impetrantes, servidores estaduais lotados na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), foram submetidos à reforma do regime jurídico remuneratório, passando a perceber subsídio, na forma do art. 39, § 4º, da CF. Afirmam que, para evitar redução salarial, passaram a receber a Parcela Constitucional de Irredutibilidade (PCI).

    No entanto, alegam que, por meio da Lei Estadual nº 4.890/16, o valor do subsídio foi reajustado em 15,75%, mas o mesmo valor foi subtraído da parcela constitucional de irredutibilidade, o que, em seu entendimento, caracteriza violação ao princípio constitucional da irredutibilidade de vencimentos (art. 37, XV, da CF), motivo pelo qual requerem o direito ao reajuste da referida parcela.

    O Estado de MS distingue reajuste remuneratório de revisão geral anual, sendo esta última protegida pelo princípio da irredutibilidade e pontua que a parcela de irredutibilidade é transitória, sendo lícita sua absorção pelos futuros aumentos aplicados ao subsídio, requerendo assim a denegação da segurança.

    O Ministério Público, no mérito, sustenta que a segurança deve ser denegada.

    • Publicações14505
    • Seguidores737
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/orgao-especial-reune-se-para-mais-uma-sessao-de-julgamento-nesta-quarta/446134653

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)