Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pagamento de pensão alimentícia aos filhos é dever de ambos os pais

    Publicado por Espaço Vital
    há 15 anos

    A 3ª Câmara Cível do TJ de Mato Grosso acolheu recurso interposto a fim de reduzir o valor pago por um ex-marido, a título de alimentos provisórios à sua ex-mulher e filho menor, de 30 para 10 salários mínimos.

    Segundo o relator do recurso, desembargador José Tadeu Cury, "o dever de alimentar é de ambos os pais e deve ser feito de forma eqüitativa, em observância ao disposto no artigo 1566 do Código Civil , razão por que se mostra razoável a redução da quantia fixada provisoriamente a título de alimentos".

    O ex-marido interpôs recurso de agravo de instrumento em face da decisão que fixara alimentos provisórios em 30 salários mínimos nos autos de uma ação de separação judicial cumulada com partilha de bens e alimentos que lhe move sua ex-mulher. A decisão de primeira instância consignou que "a fixação neste valor se deu em razão dos gastos declarados, das despesas para custear a demanda e dos recursos do obrigado".

    Contudo, o agravante sustentou que não procediam os gastos apresentados pela autora, a título de despesas mensais, vez que "são irreais e injustificados". Ele impugnou inúmeras despesas, dentre elas gastos com a ex-sogra, retomada de curso em faculdade particular pela agravada, despesas com celular e com o cachorro, plano de saúde, lazer e roupas.

    Argumentou que a agravada é jovem (33 anos), em plena capacidade de trabalho e é proprietária de uma empresa, cujos lucros e rendimentos lhe cabem exclusivamente.

    Conforme o desembargador relator, a decisão agravada justificou que a fixação em 30 salários mínimos se deu em razão das necessidades da agravada e da afirmação que o agravante aufere renda mensal de R$ 50 mil. O magistrado frisou que a agravada é proprietária de estabelecimento varejista de veículos usados, fato que demonstra, a princípio, sua capacidade laborativa.

    O voto também ressaltou que o artigo 1566 do Código Civil , para proteger a família iniciada pelo casamento, prevê diversos deveres dos cônjuges, dentre eles o sustento, a guarda e a educação dos filhos. O relator destacou ainda que o Estatuto da Criança e Adolescente (Lei nº 8069 /1990) impõe igualmente aos pais o dever de sustento, guarda e educação da prole e o artigo 1.703 do Código Civil dispõe que "para a manutenção dos filhos, os cônjuges separados judicialmente contribuirão na proporção de seus recursos.

    Assim, a contribuição do pai para a manutenção do filho deve ser distribuída eqüitativamente com a mãe, vez que os genitores são obrigados, por imposição legal, a garantirem a subsistência e bem-estar da prole.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1745
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pagamento-de-pensao-alimenticia-aos-filhos-e-dever-de-ambos-os-pais/1133819

    Informações relacionadas

    Notíciashá 15 anos

    Dever de alimentar é de ambos os pais e deve ser equitativo

    Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Contrarrazões ao Agravo de Instrumento

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Jurisprudênciahá 10 meses

    Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-43.2023.8.26.0000 Pederneiras

    STJ nega guarda compartilhada por falta de consenso entre os pais

    Roseane Leopoldina Diniz, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo - Petição juntada de Formulário MLE

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)