Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pais que se recusarem a vacinarem os filhos poderão perder a guarda

    Publicado por Mayla Ranna
    há 2 anos

    A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 está causando muita polêmica entre os pais. O que muita gente não sabe é que a recusa de vacinação pode levar a perda da guarda da criança. Entenda porquê.

    A vacina contra Covid para crianças foi aprovada pela Anvisa ainda em 2021, órgão maior de saúde pública do país. Por sua vez, o Ministério da Saúde, após grande pressão da classe médica, recomendou a vacinação, porém de forma não obrigatória. Mas então, tenho que vacinar meu filho ou não?

    A resposta é sim. A Constituição da Republica estabelece o direito de todos a saúde e, em especial, protege os direitos das crianças e adolescentes, inclusive contra condutas irresponsáveis dos pais. O ECA, por sua vez, no § 1º do art. 14 estabelece que "é obrigatória a vacina das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias." Considerando a recomendação da Anvisa, a vacina contra Covid se torna obrigatória para crianças.

    Essa discussão sobre a obrigatoriedade de vacinação de crianças vem de muito antes da pandemia. Muitos pais deixam de vacinar seus filhos por questões filosóficas. Porém, por diversas vezes, o STF enfrentou o tema e reconheceu que pais e responsáveis não podem deixar de vacinar seus filhos por tais convicções. Esse posicionamento foi reafirmado essa semana (19/01/22) pelo Ministro Lewandowski em relação a vacina contra Covid.

    O Ministério Público, por força do art. 201 do ECA, tem competência para garantir o respeito do direito das crianças à vacinação, cabendo-lhe a fiscalização. Sendo assim, pais ou responsáveis que deixem de vacinar seus filhos contra a Covid poderão ser multados, terem o poder familiar suspenso ou até mesmo perderem a guarda.

    • Sobre o autorAdvogada Previdenciarista e Civilista.
    • Publicações44
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações242
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pais-que-se-recusarem-a-vacinarem-os-filhos-poderao-perder-a-guarda/1356609871

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - MEDIDA CAUTELAR NA RECLAMAÇÃO: MC Rcl 33380 SP - SÃO PAULO

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 11 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - HABEAS CORPUS: HC XXXXX MS

    Milca Reis, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Declaração de concordância com a transferência de guarda de uma menor, na falta dos pais.

    Bruna Queiroz, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Mãe que não vacina o filho contra COVID pode perder a guarda da criança

    Fernando Magalhaes Costa, Professor
    Artigoshá 2 anos

    Art. 14, §1º do ECA: vacinação obrigatória das crianças.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)