Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Fevereiro de 2024

Papa pretende estudar uniões entre casais do mesmo sexo, diz cardeal

há 10 anos

Papa pretende estudar unies entre casais do mesmo sexo diz cardeal

O papa Francisco pretende estudar as uniões entre casais homossexuais, disse o cardeal de Nova York, Timothy Dolan, neste domingo (9). A intenção, segundo Dolan, é entender os motivos que levaram alguns países a legalizar o matrimônio gay, como o Brasil e a França.

Durante entrevista ao programa "Meet the Press", da emissora de TV americana NBC, Dolan afirmou que Francisco não se posicionou em relação ao assunto, mas disse que "a Igreja deve buscar e ver as razões que levaram alguns Estados a aprovar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo em vez de condená-las".

Em fevereiro, a Escócia aprovou por esmagadora maioria a autorização a casamentos entre pessoas do mesmo sexo, tornando-se assim o 17º país a dar luz verde a essa união, apesar da oposição de suas principais organizações religiosas.

No ano passado, além de Brasil e França, também aprovaram o casamento gay Inglaterra, País de Gales, Uruguai e Nova Zelândia.

Segundo Dolan, a união entre homem e mulher representa um elemento de construção da sociedade. "Se retirarmos o significado sagrado do casamento, temo que não só a Igreja sofra, temo que a cultura e a sociedade também sofram", disse.

O papa Francisco já havia afirmado na semana passada, em entrevista ao "Corriere della Sera", que é preciso analisar caso a caso as uniões civis para casais homossexuais, mas reiterou que "o casamento é entre um homem e uma mulher".

Não foi a primeira vez que o Pontífice comentou sobre o assunto. No ano passado, Francisco disse que a igreja não pode interferir espiritualmente nas vidas dos homossexuais, mesmo tendo o direito de manifestar suas opiniões.

Quando voltava à Itália da viagem ao Brasil em julho de 2013, para participar da Jornada Mundial da Juventude, o papa afirmou que os homossexuais "não devem ser discriminados e devem ser integrados na sociedade".

DOLAN

No ano passado, semanas após de retornar do Vaticano e participar do Conclave que elegeu o papa Francisco, o cardeal americano disse em dois talk shows que a Igreja Católica Romana poderia ser mais acolhedora com gays e lésbicas, apesar de sua oposição ao casamento do mesmo sexo.

Em entrevistas pré-gravadas com George Stephanopoulos para o programa da ABC "This Week" e Bob Schieffer, para a CBS, o cardeal Dolan, arcebispo de Nova York e uma das principais vozes da Igreja Católica nos Estados Unidos, não sugeriu qualquer mudança no ensinamento da Igreja.

Ele definiu o casamento como "um homem, uma mulher, para sempre, para trazer nova vida", mas ele disse ao Sr. Stephanopoulos que é preciso "fazer melhor para ver que a nossa defesa do casamento não se reduz a um ataque aos gays".

"E eu admito não ter sido muito bom nisso", disse o cardeal. "Precisamos ter certeza de que não somos anti-ninguém", acrescentou.

Stephanopoulos perguntou ao cardeal Dolan o que ele poderia dizer para gays e lésbicas que se sentiram excluídos da igreja. "Bem, a primeira coisa que eu diria a eles é: 'Eu amo você também. E Deus ama você. E vocês são feitos à imagem e semelhança de Deus. E nós queremos a sua felicidade", disse Dolan.

Papa pretende estudar unies entre casais do mesmo sexo diz cardeal


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/03/1422944-papa-pretende-estudar-unioes-entre-mesmo-sexo-diz-cardeal-americano.shtml

  • Publicações650
  • Seguidores37
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3767
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/papa-pretende-estudar-unioes-entre-casais-do-mesmo-sexo-diz-cardeal/113787937

22 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

o texto pode levar alguns incautos a erro de entenduimento. Evidente ser absolutamente incompatível com o cristianismo esse tipo de união. O que o papa deve querer estudar é as razões que estão levando certos grupos sociais a legitimarem o homossexulaismo, até como forma de enfrentar com maior eficiência, sem preconceito ou desrespeito,, mas com o devidop zêlo aos valores familiares em que se fundamentam os cristãos. continuar lendo

Amigo, não se utiliza mais o termo "homossexualismo" e sim "homossexualidade". continuar lendo

Concordo com o nobre colega Dr. Tércio.
E quanto à "conotação negativa" vejo que se dá nas próprias relações homoafetivas e não na expressão homossexualismo ou homossexualidade... continuar lendo

Ricardo, que diferença de significado haveria entre os termos? continuar lendo

Homossexualismo tem conotação negativa, como se fosse doença. O termo não é usado desde 1973, quando a Associação Americana de Psicologia desconsiderou homosexualidade como patologia ou perversão.
Então, assim como não utilizamos heterossexulismo, também não faz sentido utilizarmos homossexualismo. continuar lendo

Entendi, então palavras como: constitucionalismo, cristianismo, capitalismo, historicismo, aristotelismo... têm conotação negativa.

Vamos propor novos termos para não ofender ninguém. =) continuar lendo

A igreja deve ter sempre as portas abertas aos gays. Afinal, o dever do cristão é pregar o evangelho a toda criatura. Essas pessoas frustradas ao se depararem com a luz de Jesus têm esperança de uma nova vida diante desse mundo que lhe causa angústia e infelicidade. continuar lendo

"Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a morte.

Levítico 20:13 o papa deveria ler isso para todos, ele tem medo que a midia vire as costas pra ele? papa sò quer fama, coisas inportantes que livra as pessoas do inferno ele nao fala, ele tem medo de ser morto igual jesus cristo que pregava a verdade, ta escondendo palavras da biblia porque papa? continuar lendo