Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Para 5ª Turma do STJ condenado à cumprir pena no regime inicial semi-aberto tem o direito de permanecer em liberdade até o trânsito em julgado de sentença condenatória, mesmo tendo permaneci

    há 14 anos

    Como citar este artigo: OLIVEIRA, Samuel Junqueira de. Para 5ª Turma do STJ condenado à cumprir pena no regime inicial semi-aberto tem o direito de permanecer em liberdade até o trânsito em julgado de sentença condenatória, mesmo tendo permanecido preso durante toda instrução criminal. Disponível em http:// www.lfg.com.br - 4 março de 2010.

    Para 5ª Turma do STJ condenado à cumprir pena no regime inicial semi-aberto tem o direito de permanecer em liberdade até o trânsito em julgado de sentença condenatória, mesmo tendo permanecido preso durante toda instrução criminal

    5ª Turma concede o direito de aguardar o trânsito em julgado de sentença condenatória em liberdade à paciente condenado à pena de 6 anos, 4 meses e 24 dias em regime inicial semi-aberto por infração art. 157, 2º, inciso II, c.c. art. 70, ambos do Código Penal.

    A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça , em julgamento de 04/02/2010, por unanimidade concedeu ordem de habeas corpus (HC 152.088/SP) para que paciente condenado em 1ª instância à pena de 6 (seis) anos, 4 (quatro) meses e 24 (vinte e quatro) dias de reclusão em regime inicial semi-aberto pela suposta prática do delito tipificado no art. 157772ººº, inciso II, c.c. art. 7000, ambos doCódigo Penall, permaneça em liberdade até o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    O paciente permaneceu no cárcere por força de prisão em flagrante delito, sendo negado o direito do apelo em liberdade, tendo em vista ter permanecido custodiado durante todo o feito.

    A Turma, seguindo voto do Min. Arnaldo Esteves Lima apontou a notória contradição entre o cumprimento da pena em regime intermediário e a manutenção da prisão cautelar, submetendo o paciente a regime mais grave de restrição de liberdade do que o previsto na sentença condenatória, ainda mais quando não há registro de interposição de recurso pelo Ministério Público.

    Assim, estipulado o regime inicial semi-aberto para cumprimento da pena, mostra-se incompatível com a condenação a custódia cautelar para negar ao paciente o apelo em liberdade.

    Em seu magnânimo voto o Ministro relator cita entendimento firmado por aquela Corte bem como do Pretório Excelso para embasar seu voto, apontando a dissonância do entendimento firmado nas instâncias ordinárias com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

    O Ministério Público Federal, em parecer exarado pelo Subprocurador-Geral da República MAURÍCIO VIEIRA BRACKS, opinou pela concessão da ordem.

    A Ementa ficou assim:

    PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS . ROUBO CIRCUNSTANCIADO. SENTENÇA CONDENATÓRIA. FIXAÇAO DO REGIME SEMIABERTO. DIREITO DE APELAR EM LIBERDADE. POSSIBILIDADE. ORDEM CONCEDIDA. 1. Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, a prisão decorrente de sentença condenatória recorrível, como uma das espécies de prisão provisória ou processual, deve, sob pena de constrangimento ilegal, cingir-se aos termos do art. 312 do CPP. 2. Verifica-se notória contradição entre o cumprimento da pena em regime semiaberto e a manutenção da prisão cautelar, submetendo o paciente a regime mais grave de restrição de liberdade do que o previsto na sentença condenatória. Precedentes do STJ. 3. Ordem concedida para deferir o direito de o paciente permanecer em liberdade até o trânsito em julgado da sentença condenatória.
    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15363
    • Seguidores876049
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações490
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-5-turma-do-stj-condenado-a-cumprir-pena-no-regime-inicial-semi-aberto-tem-o-direito-de-permanecer-em-liberdade-ate-o-transito-em-julgado-de-sentenca-condenatoria-mesmo-tendo-permaneci/2105291

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)