Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pedido de indenização mínima pelo assistente da acusação não dispensa requerimento na denúncia

    Notícias

    DECISÃO

    12/04/2024

    Pedido de indenização mínima pelo assistente da acusação não dispensa requerimento na denúncia

    ​O pedido do assistente de acusação para que seja fixado um valor mínimo como reparação dos danos causados pelo crime, nos termos do artigo 387, inciso IV, do Código de Processo Penal (CPP), não supre a necessidade de que tal indenização seja requerida expressamente na denúncia, com indicação do valor pretendido.

    Com esse entendimento, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento ao recurso de uma empresa de telefonia, assistente da acusação na ação penal contra um homem condenado por roubar equipamentos de uma de suas lojas. A empresa pretendia a fixação de reparação civil no valor de R$ 86 mil.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), apesar de manter a condenação do réu à pena de cinco anos e quatro meses de prisão, afastou a reparação civil por entender que a fixação do valor indenizatório dependeria, além de pedido expresso na denúncia, da realização de instrução específica.

    Ao STJ, a empresa alegou que o pedido de indenização mínima foi apresentado expressamente em seu requerimento para ser habilitada como assistente da acusação, e que o réu teve a oportunidade de contestar esse ponto.

    Terceira Seção trouxe novo entendimento sobre dano moral em ações penais

    O ministro Rogerio Schietti Cruz, relator, observou que o Ministério Público de São Paulo não apresentou na denúncia o pedido de indenização mínima para a vítima.

    Ele destacou que, no ano passado, ao julgar o REsp 1.986.672, a Terceira Seção firmou a tese de que, nos casos de dano moral presumido, a fixação de um valor mínimo para a reparação não exige instrução probatória específica, mas é preciso haver pedido expresso na denúncia, com a indicação do valor pretendido.

    "Assim, embora haja alusão ao pedido indenizatório na peça apresentada pela assistência de acusação, o valor mínimo requerido com fundamento no artigo 387, inciso IV, do CPP não consta da denúncia, circunstância que obstou a concessão da indenização na esfera penal", comentou.

    Segundo Rogerio Schietti, a aplicação da nova jurisprudência a casos anteriores ao acórdão da Terceira Seção é possível porque, além de ter havido modulação de efeitos no julgamento, o tema não era pacificado entre as turmas criminais do STJ. Adicionalmente, apontou o relator, a condenação do réu ainda não transitou em julgado.

    Leia o acórdão no AREsp 1.797.301.

    Esta notícia refere-se ao (s) processo (s):

    ############################################################################################################

    Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2024/12042024-Pedido-de-indenizaca...

    • Publicações423
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pedido-de-indenizacao-minima-pelo-assistente-da-acusacao-nao-dispensa-requerimento-na-denuncia/2351218939

    Informações relacionadas

    Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
    Notíciashá 14 dias

    Empresa farmacêutica deve indenizar e reintegrar profissional dispensada de forma discriminatória

    Terceira Turma do STJ, por unanimidade, decidiu que a falta de pagamento de multa aplicada em agravo interno não impede análise de apelação posterior

    Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
    Notíciashá 14 dias

    STJ 2023 - Advogado que Recebe os Honorários e Não Presta o Serviço não Pratica Apropriação Indébito - Apenas Ilícito Cível

    Fabricio Togashi, Advogado
    Notíciashá 14 dias

    Pedido de demissão de trabalhadora gestante só é válido com homologação sindical

    Ponto Jurídico, Advogado
    Notíciashá 14 dias

    Liberdade de expressão sem censura prévia: um pilar inabalável da democracia

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)