Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pergunta de um internauta ao Direito Legal

    Publicado por Direito Legal
    há 9 anos

    Comentário:
    “Minha mae foi casada comn meu padrasto durante 20 anos , quando ela casou com ele ele ja tinha uma casa e os filhos do primeiro casamento dele ja eram todos adultos , e nao moravam mais com ele em 20100ele faleceu , agora os 5 filhos dele quer que miha mae que ja tem 65 anos venda a casa para dar a parte deles ou pague aluguel a eles , isto é certo ? ela tem mesmo que vender a casa ou paga aluguel pra eles ? ha meu padrasto ficou 5 anos com alzheimer e Parkinson eles nunca foram ver meu padreasto ou ajudaram com remedios ou quau quer coisa por favor preciso de uma resposta”

    Prezada Elizabete,

    Pergunta:” minha mae foi casada com meu padrasto durante 20 anos , quando ela casou com ele ele ja tinha uma casa e os filhos do primeiro casamento dele ja eram todos adultos , e nao moravam mais com ele em 2010, ele faleceu , agora os 5 filhos dele quer que miha mae que ja tem 65 anos venda a casa para dar a parte deles ou pague aluguel a eles , isto é certo ? ela tem mesmo que vender a casa ou paga aluguel pra eles ? Ah.. meu padrasto ficou 5 anos com alzheimer e Parkinson eles nunca foram ver meu padrasto ou ajudaram com remedios ou qualquer coisa”

    Resposta: Então, sua mãe era casada com seu padastro. Ele já possuía 5 filhos, oriundos de uma relação anterior. Seu padastro faleceu em 2010 e não deixou testamento.

    É pacífico, até por força da determinação do art. 1.831 do Código Civil de 2002, que o cônjuge sobrevivente tem direito real de habitação. Portanto, sua mãe não precisa sair do imóvel.
    O direito real de habitação é o direito que tem o cônjuge sobrevivente, independente do regime de bens de seu casamento, de permanecer residindo na morada do casal após o falecimento de seu consorte, desde que aquele imóvel, que era usado para moradia, seja o único bem de natureza residencial a ser inventariado, não havendo limitações temporais ao exercício do direito aqui assegurado, de tal forma que o cônjuge sobrevivente o detém de maneira vitalícia.

    Isabel Sander

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3202
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pergunta-de-um-internauta-ao-direito-legal/231635861

    Informações relacionadas

    Paulo Henrique Brunetti, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Como vender imóvel de herança se os outros herdeiros não concordam?

    JurisWay
    Notíciashá 12 anos

    TJ anula contrato celebrado com incapaz

    Wander Fernandes, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Impenhorabilidade do bem de família

    Ariel Oliveira Rotigliano, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O que caracteriza um: Adiantamento de Herança?

    Thaíla Sudário Cruvinel , Advogado
    Artigosano passado

    Existe herança de pessoa viva?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)