Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Pessoa Jurídica pode figurar como Sujeito Ativo de Crime

Publicado por Barbara Ledres
há 5 anos

PESSOA JURÍDICA PODE FIGURAR COMO SUJEITO ATIVO DE CRIME

De acordo com André Estefam e Victor Eduardo Rios Gonçalves, (2016, p. 187), pessoa jurídica não pode delinquir, mas diante do ordenamento jurídico brasileiro, mas precisamente na Carta Magna, em seu art. 225 § 3º:

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preserva- lo para as presentes e futuras gerações.

(…)

§ 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

Portanto, segundo fundamento constitucional, pessoa jurídica poderá ser responsabilizada administrativa, tributária, civil e penalmente.

Apesar de esta instituído na Lei Maior, ainda há controvérsias a respeito do tema. Segundo Rogério Sanches, (2014, p.154/155) há três correntes doutrinárias tratando do assunto em questão. A primeira corrente, a pessoa jurídica não poderá ser responsabilizada penalmente, em razão de empresa ser uma ficção jurídica, não tendo consciência e vontade, requisitos essenciais para pratica de um crime. A segunda corrente, defende que apenas pessoa física pratica crimes, entretanto, há relação entre o autor do crime e a empresa, ambos sendo responsabilizados. A terceira corrente, a que prevalece no STJ, defende a pessoa jurídica é dotado de vontade própria, que ambas as pessoas praticam crimes, podendo ser responsabilizadas. Mas só poderá ser responsabilizada se houver atuação de um pessoas física, em nome e em benefício da pessoa jurídica.

O STF, já decidiu contrário, aduzindo que a responsabilização da pessoa jurídica, independe da pessoa física, admitindo a sua condenação, ainda que absolvidas a pessoa física. (RE 548.181).

REFERÊNCIAS

Direito penal esquematizado: parte geral/ André Estefam e Victor Eduardo Rios Gonçalves, coordenador Pedro Lenza – 5º Ed. São Paulo, Saraiva, 2016

Manual de Direito Penal, CUNHA, Rogério Sanches, - 2ª Ed. – Salvador/BA, 2014

https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10645274/paragrafo-3-artigo-225-da-constituicao-federal-de-1988

  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações935
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pessoa-juridica-pode-figurar-como-sujeito-ativo-de-crime/762555749

Informações relacionadas

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Segundo o STJ, a pessoa jurídica pode ser responsabilizada criminalmente por um crime?

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 15 anos

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE XXXXX PR

Diego Augusto Bayer, Advogado
Artigoshá 11 anos

Breve análise do conceito de crime, sujeito ativo, passivo e objetos

Fernando Mantovani Tavares, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

extraterritorialidade da lei penal brasileira

Rômulo de Andrade Moreira, Procurador de Justiça
Artigoshá 11 anos

O STF e a responsabilidade penal da pessoa jurídica

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)