Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Pirâmide financeira

Publicado por Thais Monteiro
há 9 meses


Gustavo de Macedo Diniz, dono da empresa Bybot está sendo procurado por integrantes do Comando Vermelho e do PCC, por supostamente aplicar um golpe envolvendo criptomoedas.

Junto com seus outros dois sócios, Gustavo teria sumido com setenta milhões de reais que estavam aplicados na corretora de criptomoeda. Além da empresa Bybot, foi noticiado que ele possui outras duas empresas, cujo capital social é de cento e quarenta e cinco mil reais.

Segundo noticiado, os usuários estariam sem acesso a plataforma desde o dia 25 de agosto, a justificativa foi de que o site estariam passando por manutenções.

A empresa existe desde 2008 e operava por meio de arbitragem de criptoativos, prometendo um rendimento fixo de 10% a 20% por mês.

Fonte: https://www.baguete.com.br/noticias/30/08/2023/engomadinho-do-bitcoineprocurado-pelo-comando-vermelho

Crimes

Conforme narrado em diversas noticias, Gustavo era responsável por negociar criptoativos com valores mais baixos e revende-los a plataformas que pagam mais, organizando e intermediando ativos financeiros virtuais, o que configura um dos núcleos do verbo do art. 171-A do Código Penal

Art. 171-A. Organizar, gerir, ofertar ou distribuir carteiras ou intermediar operações que envolvam ativos virtuais, valores mobiliários ou quaisquer ativos financeiros com o fim de obter vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.

Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.

Assim como outros esquemas de pirâmide financeira, a empresa Bybot prometia rendimento de 10% a 20% ao mês, sem lastrear o valor a algo concreto. Em muitos dos casos, como a GAS Consultoria, que atuava de forma semelhante, o rendimento prometido só será possível se outras pessoas entrarem na base da pirâmide, investirem e o retorno será pago por outras pessoas que entrarem depois.

Cria-se um efeito cascata, quando não há mais dinheiro para pagar os que estão no topo da pirâmide, os que estão na base deixam de receber o rendimento prometido.

A pena prevista é de quatro a oito anos de reclusão, e multa, em se tratando de pena alta, somente cabe o instituto da suspensão condicional do processo, prevista no art. 81 da Lei nº 9.099/95, ou até mesmo, por não haver violência ou grave ameaça, caberia o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), prevista no art. 28-A do CPP.

  • Sobre o autorTe ajudo a se PROTEGER de crimes cibernéticos
  • Publicações151
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações91
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/piramide-financeira/1968760276

Informações relacionadas

Ricky Alencar, Advogado
Notíciashá 9 meses

Juiz manda Uber pagar R$ 1 bilhão e registrar todos os motoristas

BLOG Anna Cavalcante, Advogado
Notíciashá 9 meses

[Resumo] Informativo 786 STJ

Lays Vilela, Advogado
Notíciashá 9 meses

Empréstimo consignado para o BPC/LOAS qual o limite?

Leite e Emerenciano Advogados, Advogado
Notíciashá 9 meses

Produtores do Nordeste têm acesso a mais crédito do FNE Inovação

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 9 meses

STJ garante salvo-conduto penal para cultivo de cannabis com finalidade medicinal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)