Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

PL dá nova redação ao crime de feminicídio e o considera crime autônomo

Publicado por Síntese Criminal
há 4 anos

Publicado originalmente no Migalhas.

Tramita na Câmara dos Deputados o PL 4.196/20, que propõe dar nova redação ao crime de feminicídio para considerá-lo crime autônomo. Pela proposta, o crime de feminicídio deixa de ser uma qualificadora do crime de homicídio e se torna um crime autônomo previsto no art. 121-A, com pena base de 12 a 30 anos.

t

Outra mudança que o texto propõe é não mais usar o termo “condições de sexo feminino”, mas “condições de gênero feminino”, em adequação ao conceito jurídico da atualidade.

Além dessas modificações no tratamento do crime de feminicídio, o novo artigo mantém as situações de aumento de pena e estipula a aplicação de pena de reclusão de 20 a 30 anos nos casos em que o delito ocorrer conforme uma das hipóteses das qualificadoras do crime de homicídio.

Justificativa

O referido projeto foi posto para apreciação do Legislativo Nacional pelo deputado Federal Fábio Trad, porém foi motivado, em grande parte, por iniciativa do magistrado do TJ/MS Carlos Alberto Garcete de Almeida.

Em 9 de março de 2015, por força da lei 13.104, o CP brasileiro recebeu, a título de qualificadora do homicídio, o crime de feminicídio. Conta no texto do projeto que, embora tenha representado um marco histórico, as estatísticas atuais demonstram que a violência praticada contra a mulher só tem aumentado, evidenciando que a cultura da violência de gênero perdura até os dias atuais.

A proposta está aguardando despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

  • Sobre o autorProdutora de conteúdo criminal
  • Publicações458
  • Seguidores163
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações109
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pl-da-nova-redacao-ao-crime-de-feminicidio-e-o-considera-crime-autonomo/916731472

Informações relacionadas

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Artigoshá 8 anos

Feminicídio (art. 121, § 2º, VI, do CP)

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Erivaldo Monte
3 anos atrás

Parabéns pela publicação.

Atenciosamente. continuar lendo