Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Planejamento sucessório: Prevenir o inevitável é um ato de amor!

Cresce o número de testamentos formalizados em todo o Brasil.

Publicado por Pâmela Lima
há 3 anos

O ano de 2020 foi de muitas preocupações com a saúde, o que nos leva a refletir sobre temas importantes (e delicados) como planejamento sucessório e sobre o que podemos fazer em vida para melhorar garantir nossos sucessores caso chegue a “nossa hora”.

Ao realizar pesquisa, o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF) registrou um aumento de 134% (cento e trinta e quatro por cento) no número de testamentos formalizados na comparação entre abril e julho de 2020. na análise por Estado, os números também são expressivos, cabendo destacar: Tocantins (150%), Maranhão (300%) e Distrito Federal (339%).

Mas como se faz um testamento, quem pode testar e de que forma?

Qualquer pessoa, maior de 16 anos e consciente, pode fazer um testamento que, nada mais é do que um documento em que se determina o que deve acontecer com metade do seu patrimônio após o seu falecimento (a outra metade a Lei determina a divisão pelos chamados “herdeiros necessários”, geralmente descendentes).

No testamento pode-se destinar patrimônio a um amigo, a um filho mais que ao outro, aos pais, funcionários, entidades, etc. (não é possível direcionar patrimônio a animais de estimação, mas é possível destinar a determinada pessoa com a condição de que cuide do bichinho). O testador também pode reconhecer filho e união estável. Pode estabelecer condições aos herdeiros e cláusulas importantes como usufruto e inalienabilidade.

Existem 03 (três) modalidades de testamento: particular, mediante assinatura de 3 testemunhas, cerrado feito em cartório e de forma sigilosa (em que o conhecimento do conteúdo por terceiros dá-se apenas após a morte do testador) e público também realizado em cartório, mas sem sigilo sobre seu conteúdo.

Cada modalidade possui suas exigências e especificidades próprias que devem ser muito bem avaliadas junto com o seu Advogado a fim de fazer a melhor escolha.

Também é importante dizer que o testador pode modificar ou revogar as disposições a qualquer tempo.

  • Publicações3
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações46
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/planejamento-sucessorio-prevenir-o-inevitavel-e-um-ato-de-amor/1289973333

Informações relacionadas

Flávia França, Advogado
Artigoshá 4 anos

Planejamento sucessório - Uma blindagem patrimonial como sinônimo de amor e proteção.

Tiago Fachini, Gerente de Marketing
Artigoshá 9 anos

5 frases para inspirar qualquer advogado (a 4 é a melhor!)

Rafael Aires, Advogado
Notíciashá 3 anos

Frases inspiradoras para grandes advogados

Stephani Sant'ana, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] - Cumprimento de Sentença - Juizado Especial Cível

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)