Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Plano deve custear tratamento de paciente em casa

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    Um paciente internado no Hospital do Coração ganhou o direito de receber o tratamento em casa, através do sistema "Home Care", por estar no final de um tratamento para infecção e ainda necessitar de acompanhamento médico.

    O plano de CAPESAÚDE negou a assistência médica alegando que não havia previsão legal, no contrato, para prestar esse serviço. Entretanto, ficou confirmado, ao final da instrução processual, que o serviço estava suspenso por determinação da Presidência da CAPESAÚDE e que a restrição do sistema de internação domiciliar, deve ser analisada à luz dos dispositivos do CDC , em especial o art. 51, no qual prevê que as cláusulas contratuais devem ser interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor. "não existe afronta ao art. , incisos XVII e XVIII, da CF/88". Destaca a magistrada Adriana Santiago Bezerra que deferiu a tutela antecipada.

    O contrato foi assinado em 1992 e todas as mensalidade foram pagas regularmente pelo autor da ação. Os relatórios médicos trazem informações que demonstram a necessidade de atendimento em casa. A magistrada declarou, em sua decisão, que a negativa do plano em não prestar o serviço, de forma unilateral, constitui em atitude abusiva, devendo ser combatida pelo Poder Judiciário, por afrontar o direito à vida e à dignidade humana. Processo de número 001.06.013229-0.

    A decisão também foi mantida pela 1º Câmara Cível do TJRN. O relator do processo, o juiz convocado Kennedi Braga, ressalta que às cláusulas abusivas podem ser declaradas nulas quando ameaçam o equilíbrio contratual. "A restrição desse direito mostra-se abusiva, na medida em que coloca em risco a vida do paciente, que estaria sujeito a contrair uma infecção hospitalar devido ao seu precário estado de saúde, bem como desarrazoada, pois não há qualquer justificativa para que a apelante preste os serviços prescritos no hospital e não os disponibilize no domicílio da paciente". Apelação número

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-deve-custear-tratamento-de-paciente-em-casa/639518

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)