Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Por um Direito da degradação ambiental

Artigo 05/11/2018 - Jornal do Comércio

Publicado por Perfil Removido
há 5 anos

O rompimento de barragem em Mariana-MG, considerado o maior desastre ambiental da história brasileira, completará três anos neste dia 5 de novembro. Será que aprendemos algo com essa terrível tragédia, que deixou um saldo de 17 mortos e derramou mais de 60 milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos da produção de minério de ferro no meio ambiente?

A preocupação com o meio ambiente é tão antiga quanto a história da civilização. Entretanto, para o Direito, a preocupação com a sobrevivência do planeta é um tema relativamente novo. A degradação ambiental, via de regra, é irreparável. Como reparar o desaparecimento de uma determinada espécie ou trazer de volta uma floresta destruída pelo corte raso? E um lençol freático contaminado por agrotóxicos?

O Direito Ambiental não pode mais ser visto "apenas" como mero "controlador de poluição", deve-se avançar para responder de forma célere às consequências da própria degradação já consumada.

A problemática ambiental deve ser vista em todas suas dimensões e sob enfoque multidisciplinar. Deve-se compreender o risco que toda humanidade corre não só com os fenômenos naturais responsáveis por grandes catástrofes e tragédias, mas também com a falta de zelo do próprio homem em cuidar de sua "casa maior" que é o planeta Terra. A partir disso, reunir as diversas áreas do conhecimento para que trabalhem juntas na construção de um novo ordenamento, que tenha o Direito como papel centralizador na tomada das decisões e que abarque todos os processos inerentes aos riscos de uma possível catástrofe e degradação ambiental - desde a precaução, passando pela prevenção e possível mitigação do dano, a prestação de ações emergenciais, a compensação ambiental, bem como às vítimas e às propriedades atingidas, a recuperação e reconstrução das áreas afetadas, o mais rápido possível.

Advogado, pós-graduado em Gestão Ambiental - Jornal do Comércio

(https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/opiniao/2018/11/655341-por-um-direito-da-degradacao-ambie...)

  • Publicações44
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações388
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-um-direito-da-degradacao-ambiental/667675265

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)