Posso usar o dinheiro da conta bancária do falecido?
A perda de um familiar ou ente querido é um momento muito difícil para toda a família, mas os herdeiros precisam se atentar para algumas questões importantes. Uma delas diz respeito à movimentação da conta bancária do falecido.
Após o óbito, todas as movimentações feitas na conta bancária de titularidade do falecido poderão ser discutidas no inventário.
O tipo de conta, individual ou conjunta, será levado em consideração quando as movimentações forem analisadas, já que a conta conjunta possui mais de um titular.
O uso indevido dos valores existentes na conta bancária do falecido pode ser considerado dilapidação do patrimônio e o responsável ser obrigado a prestar contas e restituir os valores usados indevidamente.
O ideal é solicitar ao banco o bloqueio da conta do falecido, evitando o uso indevido dos valores. O bloqueio pode ser solicitado mediante apresentação da certidão de óbito.
Via de regra, a liberação dos valores em favor dos herdeiros ou a quem de direito ocorrerá após processamento do inventário, seja na via judicial ou extra, com a apresentação dos documentos referentes à partilha dos bens, onde estará definido o valor que é de direito de cada parte.
Durante o inventário, algum valor pode ser liberado para custear despesas, dependendo de autorização judicial para tanto.
Concluindo, orienta-se que a conta bancária do falecido não seja movimentada após o óbito, promovendo o imediato bloqueio, admitindo-se o pagamento de despesas funerárias, sepultamento, cremação, com a devida comprovação no inventário.
2 Comentários
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Estou com uma dúvida, meu pai faleceu em fevereiro de 2020 e em abril de 2021 ficou pronta a escritura do inventário. Logo fui ao banco pedir a liberação do dinheiro, porém hoje, após quase 4 meses não obtive resposta do banco. Sou único herdeiro e não tenho certeza, mas pode ter ficado agendamento de algum débito automático mesmo após o bloqueio da conta que causou movimentações. Isso pode de fato estar causando todo esse atraso na liberação? continuar lendo
Bom dia. Sugiro que entre em contato com o Banco.
Não costuma demorar tanto assim, geralmente o prazo é de alguns dias apenas.
Se existe algum impedimento o banco precisa te informar para que regularize. continuar lendo