Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/SP: admitido recurso da PRE sobre a não recepção de crime eleitoral que restringe liberdade de expressão

    O recurso defendeu a não recepção do dispositivo do Código Eleitoral que criminaliza a participação de pessoas que não estejam no gozo de seus direitos políticos em atividades partidárias.

    há 11 anos
    Na última semana, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) admitiu recurso especial da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE/SP), no qual se questionou a não recepção do dispositivo do Código Eleitoral que criminaliza a participação de pessoas que não estejam no gozo de seus direitos políticos em atividades partidárias, inclusive de atos de propaganda e comícios (art. 337).

    O caso chegou à PRE/SP por meio de recurso criminal interposto em face da sentença que condenou Antônio Carlos de Oliveira Ribas de Andrade, ex-prefeito de Cajamar, pela prática do crime mencionado, aplicando as penas de 3 meses de detenção e pagamento de 100 dias-multa.

    No recurso, o procurador regional Eleitoral substitutom Paulo Thadeu Gomes da Silvam ressaltou que o art. 337 viola a Constituição Federal de 1988 que, ao prever as hipóteses de suspensão ou perda dos direitos políticos, não as vinculou aos impedimentos dispostos no art. 337 do Código Eleitoral.

    Gomes da Silva ainda ressaltou: "A tentativa de circunscrever a liberdade de manifestação, como se vê no art. 337 do Código Eleitoral, é própria dos regimes autoritários e contrária ao Estado Democrático de Direito, sendo o dispositivo em questão incompatível com o disposto nos artigos , inc. IV, 14 e 15 da Constituição Federal de 1988, o que importa na sua não recepção pelo texto constitucional e consequente revogação."

    Admitido o recurso especial, a não recepção do art. 337 do Código Eleitoral pela Constituição de 1988 será agora julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Processo relacionado: Recurso Criminal n.º 361-73.2012.6.26.0354 (Cajamar)
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-sp-admitido-recurso-da-pre-sobre-a-nao-recepcao-de-crime-eleitoral-que-restringe-liberdade-de-expressao/143786209

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)