Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Propriedade menor que módulo rural não pode ser penhorada, decide TJ-PR

Publicado por Daiana Carbonera
ano passado

Com base no artigo 65 do Estatuto da Terra (Lei nº 4.504/64)— que estabelece a impossibilidade de divisão do imóvel em área inferior a um módulo rural —, o juízo da 13ª Câmara Cìvel do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) reconheceu a impenhorabilidade de uma propriedade de 15.150 m².


A decisão acatou tese defensiva no sentido de que o imóvel seria impenhorável por ter dimensão menor do que o estabelecido como módulo rural e, portanto, não pode ser inscrito no Cadastro de Produtores Rurais.

Módulo rural é uma unidade de medida que dimensiona o tamanho, a localização, a forma e as condições de uso econômico de um imóvel rural. Seu tamanho varia conforme a localidade em que ele se encontra. O imóvel objeto do litígio está localizado em Guarapuava (PR), e sua área de 15.150 m² é menor que o módulo rural mínimo do município que, é de 18.000 m².

"No caso dos autos, a penhora recaiu na fração ideal do imóvel de propriedade do executado, Alexandre Joel Hermann, que corresponde à 15.125 m², ou seja, eventual e futura alienação contraria a legislação vigente, já que o imóvel rural só pode ser dividido em partes maiores do que um módulo rural"”, registrou a desembargadora Rosana Andriguetto de Carvalho, ao votar pela impenhorabilidade da propriedade.

A relatora explicou que embora o imóvel não seja tecnicamente impenhorável e inalienável, uma eventual compra da propriedade objeto de penhora não poderia transferi-la para o seu nome. O entendimento foi seguido pelos desembargadores Fernando Ferreira De Moraes e José Camacho Santos.

Processo: 0035657-16.2022.8.16.0000

Fonte: https://www.conjur.com.br/2023-mai-07/propriedade-menor-modulo-rural-nao-penhorada-decide-tj-pr


  • Publicações76
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações34
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/propriedade-menor-que-modulo-rural-nao-pode-ser-penhorada-decide-tj-pr/1832557836

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)