Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Quais os direitos de quem é assaltado ou se acidenta indo para o trabalho?

Foi assaltado a caminho do trabalho ou sofreu acidente ao longo do trajeto? Advogado Marcelo Mascaro explica quais são seus direitos

há 6 anos

Acidente do trabalho é aquele que ocorre em razão do exercício do trabalho e que provoca lesão corporal ou perturbação funcional, podendo gerar a morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho, tanto temporária quanto permanente.

Embora o empregado não esteja trabalhando no trajeto que faz de sua casa até o trabalho e vice-versa, caso ele sofra algum acidente nesse percurso, que se encaixe na definição que acabei de mencionar, a lei também considera o ocorrido como acidente do trabalho.

Nesse caso, o trabalhador, se ficar afastado do trabalho por mais de 15 dias e, por causa disso, receber auxílio-doença previdenciário, quando retornar ao serviço terá um período de estabilidade de um ano.

É importante destacar que nem todo acidente do trabalho gera ao empregado o direito a receber uma indenização de seu empregador. Esse direito só existe quando a empresa de alguma forma contribuiu para o acidente, seja porque agiu com culpa ou porque colocou o trabalhador em uma situação de risco.

No caso de assalto a caminho do trabalho, tal fato, por si só, não gera nenhuma consequência sob o ponto de vista trabalhista. Não é considerado acidente do trabalho e nem gera direito à indenização. Porém, se do assalto resultar lesão corporal ao trabalhador, poderá ser caracterizado o acidente do trabalho, mas sem direito à indenização.

Tratamento diferente também recebe o trabalhador que, por ordens do seu empregador, deve frequentar áreas de acentuado risco de violência. Caso o trabalho desenvolvido exija que o trabalhador compareça a esses locais, sem adequada segurança, e ocorra um assalto, haverá o direito à indenização.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Exame

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5002
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-os-direitos-de-quem-e-assaltado-ou-se-acidenta-indo-para-o-trabalho/580817016

Informações relacionadas

Rafael Souza Rachel, Advogado
Notíciashá 9 anos

Assalto durante jornada de trabalho é caracterizado como acidente de trabalho

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Jurisprudênciaano passado

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4 - RECURSO ORDINARIO TRABALHISTA: ROT XXXXX-09.2020.5.04.0030

Wladimir Pereira Toni, Advogado
Artigoshá 8 anos

Assalto durante horário de trabalho é considerado acidente de trabalho?

Ian  Varella, Advogado
Notíciashá 6 anos

Acidente de trajeto: quando o empregador pode ou não ser responsabilizado

Empresa deverá ressarcir empregado pelo roubo de motocicleta de sua propriedade usada no serviço

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gostei da informação mesmo ficando a dúvida para mim e para o militar tem os mesmos critérios sendo uma atividade de risco constante ? continuar lendo

Estava indo trabalhar um rapaz mi abordou dizendo q era um assalto, eu reagir entramos em luta corporal mi machuquei bastante estou com muita dor e já emagreci 9 quilos,não consigo comer e nem dormir direito, oq devo fazer? continuar lendo