Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Quais principais mudanças trazidas pela reforma tributária?

A EC 132/2023 alterou o texto constitucional com intuito de reformar o sistema tributário nacional.

Publicado por Hielbert Ferreira
há 3 meses

Resumo da notícia

A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 132, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2023, alterou o Sistema Tributário Nacional, com o objetivo de simplificar, modernizar e tornar mais justo o sistema de arrecadação e distribuição de impostos no Brasil.

As principais mudanças foram:

A criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituiu nove tributos federais, estaduais e municipais, como o ICMS, o IPI, o PIS e o COFINS. O IBS é um imposto único, não cumulativo, cobrado no destino e com alíquota uniforme para todos os bens e serviços.

A criação da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), que é um tributo federal destinado a financiar a seguridade social, a educação básica e o desenvolvimento regional. A CBS tem alíquota diferenciada para os setores de saúde, educação, transporte público, saneamento básico e energia elétrica.

A instituição de um regime especial de tributação para as microempresas e empresas de pequeno porte, que permite a elas optar pelo pagamento do IBS e da CBS com base em uma alíquota fixa sobre a receita bruta, sem a necessidade de emissão de notas fiscais ou escrituração contábil.

A introdução de incentivos fiscais para a proteção do meio ambiente, como a redução ou isenção do IBS e da CBS para os biocombustíveis, o hidrogênio verde e outros produtos e serviços que contribuam para a redução das emissões de carbono. Além disso, a EC 132/2023 estabeleceu que a concessão de incentivos regionais deve considerar critérios de sustentabilidade ambiental.

A definição de princípios e diretrizes para o Sistema Tributário Nacional, como a simplicidade, a transparência, a justiça tributária, a cooperação e a defesa do meio ambiente. A EC 132/2023 também determinou que as alterações na legislação tributária devem buscar atenuar os efeitos regressivos, ou seja, evitar que os tributos pesem mais sobre os mais pobres.

A alteração de dispositivos constitucionais relacionados à administração tributária, como a ampliação das competências do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça para julgar conflitos entre entes federativos ou entre estes e o Comitê Gestor do IBS, a possibilidade de convocação do Presidente do Comitê Gestor do IBS pelo Congresso Nacional ou por suas Comissões, e a criação de um fundo financeiro para combater a pobreza com recursos provenientes da extinção de benefícios fiscais.

  • A inclusão de normas transitórias para a implementação da reforma tributária, como a previsão de um período de transição de dez anos para a substituição dos tributos pelo IBS e pela CBS, a manutenção da competitividade da Zona Franca de Manaus, a autorização para a utilização de saldos financeiros de transferências da União para os fundos de saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, e a obrigatoriedade do Poder Executivo de encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei para reformar a tributação sobre a renda e a folha de pagamento.

Para saber mais sobre a EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 132, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2023, você pode acessar o texto integral , o resumo da emenda, ou procurar um advogado especialista na área. Espero ter ajudado. 😊

  • Publicações9
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações247
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-principais-mudancas-trazidas-pela-reforma-tributaria/2160866285

Informações relacionadas

Allan Fernandes Costa, Advogado
Notíciashá 3 meses

ITBI deve ser cobrado somente sob o valor do terreno e não do financiamento, decide TJSP.

Jussara Amorim, Advogado
Notíciashá 3 meses

STF discutirá decisão a respeito da existência de vínculo de emprego entre motoristas e aplicativos como Rappi, Ifood e Uber.

MPAM entra com Ação Civil Pública contra Banco C6 por golpe em idosos e pensionistas no consignado

Tiago Farneti , Advogado
Notíciashá 3 meses

Gerente Regional de Vendas obtém na justiça direito as horas extras

Jorge Alexandre Fagundes, Advogado
Artigoshá 3 meses

Como a reforma de 2023 afeta organizações sem fins lucrativos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)