Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Quanto à legitimidade passiva, os institutos da falência e recuperação de empresas aplicam-se aos bancos? - Daniel Leão de Almeida

    há 15 anos

    Por mais que o artigo , II da Lei 11.101/05 [ 1 ] explicitamente exclua os bancos, eles são contemplados sim por estes institutos, porém parcialmente, pois sofrem exclusão parcial, já que o credor pode no máximo pedir a intervenção (fora do judiciário) que será fiscalizada pelo Banco Central, com duração de 6 meses prorrogáveis por mais 6 meses, no qual apresentará um relatório. O relatório apresentado pelo órgão interventor poderá propor a liquidação extrajudicial ou ainda sugerir a falência (se o ativo for maior que o passivo), quando então seguir-se-á procedimento normal da lei de falência.

    Cabe ainda ressaltar que a Lei 6.024/74 (lei da insolvência financeira) em seu artigo 1º[ 2 ] , instrui que mesmo com a intervenção do Banco Central a falência não será prejudicada.

    Portanto, os bancos podem sim sofrer falência, não sem antes sofrer uma intervenção do órgão maior da instituição financeira, que fará um relatório detalhado deste órgão, e aí sim, sendo necessário passa-se à falência.

    Notas de Rodapé :

    [1] Art. 2ºº, II da Lei11.1011/05: Esta Lei não se aplica a: ... II instituição financeira pública ou privada, cooperativa de crédito, consórcio, entidade de previdência complementar, sociedade operadora de plano de assistência à saúde, sociedade seguradora, sociedade de capitalização e outras entidades legalmente equiparadas às anteriores.

    [2] Art. 1ºº, da Lei6.0244/74: As instituições financeiras privadas e as públicas não federais, assim como as cooperativas de crédito, estão sujeitas, nos termos desta Lei, à intervenção ou à liquidação extrajudicial, em ambos os casos efetuada e decretada pelo Banco Central do Brasil, sem prejuízo do disposto nos artigos 137 e 138 do Decreto-lei nº 2.627, de 26 de setembro de 1940, ou à falência,, nos termos da legislação vigente.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15363
    • Seguidores876049
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4681
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quanto-a-legitimidade-passiva-os-institutos-da-falencia-e-recuperacao-de-empresas-aplicam-se-aos-bancos-daniel-leao-de-almeida/1998004

    Informações relacionadas

    Carina Tavares Rosa, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 anos

    Quem pode propor ações de falência? e de recuperação judicial?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    Quais são os fundamentos jurídicos para o pedido de falência? - Denise Cristina Mantovani Cera

    Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
    Artigoshá 2 anos

    O que é falência ou o que é a quebra de uma empresa?

    Nathalya Melo, Estudante de Direito
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Consignação em pagamento

    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação de Consignação em Pagamento

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)