Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Quebrar o celular ao ver a polícia não justifica busca pessoal, decide ministro ao anular provas

há 8 meses

O ministro Antonio Saldanha Palheiro, da Sexta Turma do STJ, concedeu um habeas corpus para anular provas colhidas em face de um homem condenado a mais de 7 anos de reclusão em São Paulo. No caso, policiais encontraram entorpecentes após realizarem uma busca pessoal e invadirem a residência do paciente.

Segundo os autos, o homem foi abordado após reagir à presença dos policiais com nervosismo. Além disso, ele ainda teria quebrado o celular que portava ao perceber que seria parado.

O juízo de primeiro grau afastou a nulidade arguida pela defesa sob o argumento de que a entrada o local não teria se dado sem motivação fundada, “pois a abordagem ao réu já havia ocorrido, seguida de quebra do aparelho celular por ele próprio e confissão informal”. O Tribunal de Justiça de São Paulo adotou a mesma posição.

Os argumentos, no entanto, não convenceram o ministro Antonio Saldanha Palheiro, relator do caso no STJ.

“Nota-se que a abordagem foi realizada em razão de os policiais entenderem que o paciente apresentou nervosismo, o que, conforme decidido no Recurso em Habeas Corpus n. 158.580/BA, não é suficiente para justificar a busca pessoal, porquanto ausentes fundamentos concretos que indicassem que o recorrente estaria em “posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito”, pontuou Saldanha.

Assim, a ordem foi concedida para reconhecer a ilegalidade da busca pessoal e das provas dela decorrentes e cassar os julgamentos prolatados pelas instâncias de origem.

Clique aqui para acessar a decisão na íntegra.

Fonte: @sintesecriminal

📰 Leia também:

➡️ Banco de Petições - Totalmente Atualizado - Melhor Custo Beneficio!

➡️ Petições de Trânsito 202 2 - O maior acervo de Modelos de Recurso de Trânsito com ótimo custo benefício!!

➡️ Petições Imobiliárias 2022 - Modelos completos de Petições de um das áreas mais rentáveis do direito!

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações270
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quebrar-o-celular-ao-ver-a-policia-nao-justifica-busca-pessoal-decide-ministro-ao-anular-provas/1932791373

Informações relacionadas

STJ: O fato de o réu mentir em interrogatório judicial, atribuindo a prática de crime a outra pessoa, não justifica o aumento da pena-base.

Confissão informal não é suficiente para condenação

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 8 meses

Sustentação no STJ: Advogado diz que é gago e ministros o tranquilizam

Alecsander Barbosa, Advogado
Artigosano passado

Fazer "Randandandan" de moto, é crime?

(Modelo) Reclamação Constitucional - caso prático faculdade - Constitucional.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)