Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Questão penal comentada

há 8 anos

Célio, arrolado como testemunha em processo criminal em que se imputava ao réu crime de homicídio culposo, é instigado pelo advogado de defesa a fazer afirmações falsas acerca dos fatos, a fim de inocentar o réu, o que efetivamente vem a fazer. Com base nessa situação hipotética acima apresentada, julgue o item que se segue.

Célio praticou crime de falso testemunho qualificado, pois foi cometido com fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal.


Gabarito: Errado.


Quando resolver a questão ficar muito atento às pegadinhas. Célio realmente praticou crime de falso testemunho, pois foi instigado a fazer afirmações falsas. No entanto, não é crime qualificado e sim caso de aumento de pena, conforme § 1º do artigo 342 do CP.

  • Sobre o autorBenefícios previdenciários
  • Publicações4
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações186
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/questao-penal-comentada/401015357

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)