Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    (Questões de Prova) Magistratura/SP - Qual a diferença entre contrato aleatório e de venda de coisa futura?

    Publicado por Wiki-Iuspedia
    há 16 anos

    br>

    De plano, o conceito de contrato aleatório. Álea significa sorte. Contrato aleatório é aquele em que a prestação pode deixar de existir em razão da ocorrência de acontecimento futuro e incerto. Em outras palavras, é o contrato em que a prestação depende de um evento causal.

    O instituto encontra regramento no Código Civil , a partir do artigo 458 . De acordo com a doutrina, a essência desta espécie de contrato está na incerteza acerca das vantagens e desvantagens que ele poderá trazer aos contratantes, ou porque a existência, a quantidade ou a extensão da pretensão está na pendência de fato futuro e incerto, o que pode resultar em prejuízo para uma das partes.

    Por outro lado, na venda de coisa futura, o que se verifica é que, diante da inexistência dessa, o contrato fica automaticamente sem efeito, salvo uma única hipótese: quando as partes evidenciarem a vontade de celebrar um contrato aleatório. É o que se extrai do artigo 483 do CC :

    Art. 483. A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório.

    Pela ressalva feita no dispositivo supracitado, verifica-se que contrato de compra e venda de coisa futura e contrato aleatório não se confundem. No primeiro, não há incerteza quanto à existência do bem contratado, tanto que diante de sua inexistência, o contrato restará sem efeito. Já no contrato aleatório, a incerteza se revela como sua principal característica.

    • Publicações94
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9884
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/questoes-de-prova-magistratura-sp-qual-a-diferenca-entre-contrato-aleatorio-e-de-venda-de-coisa-futura/10193

    Informações relacionadas

    Contrato Aleatório

    Escola Brasileira de Direito, Professor
    Artigoshá 7 anos

    Você sabe o que são os contratos emptio spei e emptio rei speratae?

    Daniel Maidl, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Vício Redibitório, quando ocorre e quais as condutas a serem adotadas

    Eduardo Seribeli, Bacharel em Direito
    Artigoshá 6 anos

    Contrato de Compra e Venda: características, elementos e obrigações.

    Guilherme Valentini, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Contrato de Compra e Venda; Disciplina Jurídica e Aspectos Pontuais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)