Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024

Registro de ocorrência durante a quarentena

Como usar a plataforma online da Policia Civil do RS

Publicado por Franciele Stadtlober
há 4 anos

Em tempos de pandemia a ordem é ficar em casa. Em passado nem tão distante, as delegacias de policia reuniam pequenas multidões diariamente para registros de ocorrências.

Para mudar esse cenário a fim de não contribuir para propagação do vírus tanto para os usuários quanto para os policiais e funcionários, a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul determinou que, os registros de ocorrência nos plantões de suas delegacias serão apenas para casos que exijam a intervenção policial imediata, como homicídio, latrocínio, estupro, roubo, recuperação e devolução de veículos e violência doméstica nos casos em que a vítima necessite de Medida Protetiva de Urgência.

Para os demais crimes e para os casos de violência doméstica sem sem o pedido de Medida Protetiva, está disponível na plataforma Registro Online a nova ferramenta para fatos criminais em geral, além dos 29 fatos criminais específicos que já existiam na plataforma.

Assim, é possível fazer o registro de ocorrência online para os crimes de ameaça, perturbação da tranquilidade, entre outros onde a vítima não queira/necessite de Medida Protetiva de Urgência.

Como Registrar:

1. Acesse o site da Delegacia Online, por meio de um computador, tablet ou smartphone (www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol).

2. Tenha em mãos documento de identidade ou CPF. Também é necessário endereço de e-mail válido.

3. Para outros fatos, preencha o formulário disponível na página. É nele que o cidadão irá narrar os fatos e contar, na sua versão, o que aconteceu. Já se o crime consta em uma das 29 opções específicas do site, o cidadão deve clicar no fato e seguir as instruções.

4. A partir do início do registro já será gerado um número de protocolo com 15 dígitos, possibilitando a continuidade do preenchimento em outro momento, sendo gerado, portanto, um rascunho antes da finalização. Esse protocolo será enviado por e-mail ou mensagem de celular (o SMS é gerado apenas para quem tem Login Cidadão RS).

5. Finalizado e enviado registro, é necessário aguardar a validação por parte da Polícia Civil para que o registro tenha validade.

6. Para acessar a ocorrência, basta consultar o protocolo no site da DOL. A partir daí, é possível visualizar a ocorrência por meio de um PDF - documento que tem a mesma validade do que seria entregue na Delegacia de Polícia.

7. Para imprimir a ocorrência, é preciso ter acesso a uma impressora.

  • Sobre o autorFranciele Stadtlober, soluciono conflitos familiares
  • Publicações7
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/registro-de-ocorrencia-durante-a-quarentena/824969731

Informações relacionadas

Dicas para Visualizar um Inquérito Policial Online com a Numeração da Intimação da Delegacia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)