Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Responsabilidade por cancelar cartão de crédito furtado é do banco que o emite

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou à Caixa Econômica Federal (CEF) que pague indenização por danos morais a uma cliente lesada por não ter sido atendido o seu pedido de cancelamento de cartão de crédito após furto.

    A autora da ação teve seu cartão de crédito furtado e, apesar de ter comunicado imediatamente o fato ao banco, responsável por seu cancelamento, sofreu uma série de constrangimentos devido à emissão de outros dois cartões em seu nome a um terceiro fraudador.

    A Caixa alegava que as atribuições relativas à administração do cartão de crédito seriam da Credicard S/A Administradora de Cartões de Crédito.

    Ao analisar o caso, o TRF3 ressaltou que o contrato de prestação de serviços celebrado entre a Caixa e a autora estabelece que o banco é o responsável pelo bloqueio e cancelamento dos cartões. A decisão do Tribunal também afirma que não cabe chamar a Credicard S/A Administradora de Cartões de Crédito para integrar a demanda, pois o problema todo se submete ao regime do Código de Defesa do Consumidor, que veda expressamente essa hipótese em seu artigo 88.

    O TRF3 decidiu ainda que banco violou o dever de cuidado inerente a qualquer relação jurídica, contratual ou extracontratual, e que o defeito no serviço prestado por ele constitui conduta ilícita, segundo a regra do artigo 14, § 1º do Código de Defesa do Consumidor.

    Os desembargadores ressaltaram que a situação vivida pela cliente ultrapassou os limites do mero aborrecimento cotidiano, caracterizando um dano indenizável.

    O tribunal manteve o valor de R$ 10 mil para a indenização, fixado em primeiro grau.

    No tribunal, o processo recebeu o nº 0010465-76.2011.4.03.6139/SP.

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/responsabilidade-por-cancelar-cartao-de-credito-furtado-e-do-banco-que-o-emite/210739662

    Informações relacionadas

    Paulo Lellis, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Inicial de Ação de Indenizatória.

    Petição Inicial - TJRJ - Ação Empréstimo Consignado - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Lidera Promotora de Negocios - EIRELI e Banco Daycoval

    Gabriella Vieira, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de Declaração de Hipossuficiência 2022

    Guilherme Nascimento Neto, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    [Modelo] Ação Cível de Indenização por Danos Materiais c/c Danos morais e Tutela Antecipada

    Aila Feliciano, Estudante de Direito
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Ação de reparação de danos morais e materiais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)