Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Restabelecida penhora de proventos de pensão para pagamento de dívida a motoboy

    Para o TST, a medida tem autorização legal a partir da vigência do CPC de 2015.

    há 2 anos

    A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho restabeleceu a penhora de parte dos proventos de pensão recebida pela sócia de uma microempresa de entregas de São Paulo (SP) para o pagamento de valores devidos a um motoboy. Para o colegiado, as decisões judiciais determinando bloqueios de valores em conta-salário ou proventos de aposentadoria ou pensão realizadas após a vigência do Código de Processo Civil de 2015 são legais.

    Penhora

    Na reclamação trabalhista, ajuizada em 2002, o juízo de primeiro grau reconheceu o vínculo de emprego do motoboy e condenou a empresa ao pagamento de diversas parcelas dele decorrentes. A execução da sentença estendeu-se até 2018, quando, esgotadas todas as tentativas de localização de bens da empresa, foi determinado o bloqueio de 30% do valor do benefício previdenciário de pensão por morte do marido de uma das sócias.

    Ao pedir a suspensão da penhora, ela alegou que a pensão era sua única fonte de renda para manter sua subsistência, e o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) acolheu seus argumentos. Para o TRT, o artigo 833, parágrafo 2º, do Código de Processo Civil ( CPC), ao vedar a penhora de salário e proventos de aposentadoria, dentre outras espécies remuneratórias, não abre exceção em benefício de créditos trabalhistas. O empregado recorreu, então, ao TST.

    CPC de 2015

    Para a Sétima Turma, a decisão do TRT foi contrária à jurisprudência do TST com relação à penhora de salários. O relator, ministro Renato de Lacerda Paiva, assinalou que a redação do parágrafo 2º do artigo 833 do CPC de 2015 excepciona a impenhorabilidade de vencimentos, subsídios, soldos, salários e remunerações nos casos de pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem. Com a mudança, o TST passou a entender que os bloqueios desses valores determinados após a vigência do novo Código, como no caso, são legais.

    A decisão foi unânime.

    • Sobre o autorEspecialista em Direito do Trabalho
    • Publicações75
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/restabelecida-penhora-de-proventos-de-pensao-para-pagamento-de-divida-a-motoboy/1388690618

    Informações relacionadas

    Mariana Pereira Eliziario Bevilaqua, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Modelo de Petição Administrativa Demora na Análise dos Benefícios do INSS

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 6 anos

    Pensão por morte pode ser penhorada se esgotados meios de pagar dívida, diz juiz

    Sthefany Almeida, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Tribunal defere penhora de aposentadoria de sócio para pagar créditos de auxiliar de cozinha

    Mateus de Almeida Martin, Advogado
    Modelosano passado

    Modelo de petição para suspensão de CNH e bloqueio de cartões de crédito do executado

    Pensão por morte pode ser penhorada se esgotados meios de pagar dívida, diz juiz

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)