Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Sem prova de coação, aviso-prévio assinado por empregado é considerado válido

O ex-empregado de uma construtora procurou a Justiça do Trabalho pedindo que o aviso-prévio assinado por ele não fosse considerado válido. É que, segundo alegou, apesar de ter sido dispensado em 06/05/2016, a empregadora fez constar data retroativa no documento, qual seja, 06/04/2016. Todavia, tanto em 1º grau quanto na 9ª Turma do TRT-MG - que examinou o recurso – a pretensão não foi acatada, já que não foram encontrados vícios na manifestação de vontade do empregado. Vale dizer, não ficou demonstrado que o trabalhador tenha sido forçado a assinar o documento, que, assim, foi considerado válido.

Denúncias de concessão de aviso-prévio retroativo pelo empregador são comuns e o empregado deve ficar atento na hora de assinar algum documento. Isso porque, conforme explicou o desembargador João Bosco Pinto Lara, relator do caso, o documento devidamente assinado pelo empregado faz prova de que ele foi comunicado da dispensa na data registrada.

Dessa forma, não basta alegar na reclamação trabalhista que o patrão fez constar data retroativa para afastar a validade do aviso prévio. Na situação examinada, o desembargador observou: “O reclamante é maior e capaz e a sua assinatura vale como prova do seu consentimento, notadamente em face da inexistência de alegação e comprovação de vício na emissão da manifestação da sua vontade”.

Conclusão: sem prova em sentido contrário, o que vale é o conteúdo do documento assinado. Seguindo esse raciocínio, o relator manteve a decisão de 1º grau que rejeitou a pretensão do trabalhador de invalidar o aviso-prévio.

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3163
  • Seguidores459
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações186
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sem-prova-de-coacao-aviso-previo-assinado-por-empregado-e-considerado-valido/713937915

Informações relacionadas

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região
Jurisprudênciahá 7 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região TRT-6 - Recurso Ordinário Trabalhista: RO XXXXX-81.2016.5.06.0261

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)