Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Shopping terá que pagar R$ 6 mil a transexual por discriminação

A estudante de 17 anos tentava usar o banheiro feminino quando foi abordada e repreendida por seguranças do estabelecimento

há 4 anos

Justiça de São Paulo condenou um shopping a indenizar uma estudante transexual que foi repreendida por usar o banheiro feminino do estabelecimento. A reparação foi fixada em R$ 6 mil.

A estudante de 17 anos, que afirma se identificar com o gênero feminino desde os 10, alega que estava no banheiro feminino do shopping quando foi abordada por uma funcionária da limpeza, que lhe disse que não poderia usar o local e indicou o banheiro masculino como o correto.

A autora, mesmo contrariada, continuou no feminino. Após o ocorrido, a direção do shopping pediu para que um segurança a abordasse para repreendê-la. A estudante gravou em áudio do celular as palavras proferidas pelo segurança, que justificou a ação devido a reclamações recebidas de clientes.

Ao julgar o pedido, o juiz Guilherme Ferreira da Cruz, da 45ª Vara Cível Central de São Paulo, destacou que, se o shopping afirma garantir respeito a todos os frequentadores, independentemente de preferências sexuais e orientação de gênero, “deve empreender esforços para que seus prepostos ajam da mesma forma, sendo responsável — perante seus consumidores, independentemente do que entender cabível em sede regressiva — pelos abusos que praticarem em seu nome”.

“É verdade que ele não demonstra nenhuma atitude grosseira contra a parte autora, que naquele momento só podia mesmo concordar ‘com a orientação passada por terceiro (sic)’, com irretorquível moldura de determinação; mas o despropósito educado também viola direitos e causa danos, sobretudo na esfera extrapatrimonial, aqui advinda de parcela intimamente ligada aos atributos caros e intrínsecos à personalidade de uma pessoa transexual”, afirmou o magistrado.

Quer ser aprovado no exame da OAB? Conheça a melhor e mais eficiente metodologia que vai direcioná-lo à sua aprovação. Aqui suas chances de aprovação são calculadas estatisticamente e você tem a oportunidade de acompanhar o seu progresso todos os dias.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o nosso método e comprovar sua eficácia sem compromisso. Interessou? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Metrópoles

  • Publicações799
  • Seguidores1420
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações245
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/shopping-tera-que-pagar-r-6-mil-a-transexual-por-discriminacao/787791016

Informações relacionadas

Dica De Ouro, Advogado
Notíciasano passado

Lanchonete indenizará mulher trans por impedi-la de usar banheiro feminino

George Lucas Goulart, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo: Tutela Provisória de Urgência Cautelar Antecedente

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não ignorem o problema, breve os homens vão frequentar os banheiros femininos. afinal, não há nenhum documento oficial que diga que aquela pessoa é transsexual. E os shoppings não farão nada para não incorrer em multa ou processos criminais por discriminação. E ninguém poderá reclamar, afinal, quem vai se expor a um processo civil ou criminal? continuar lendo

Não se trata de discriminação ou "homofobia", mas acho absurdo um homem ter o respaldo da justiça para frequentar o banheiro feminino! continuar lendo